terça-feira, 19 de janeiro de 2010

GASTRONOMIX // Comidinhas entre amigos


Por Juliana Raimo
na semana do troca-troca

Costumo reunir amigos em casa com bastante frequência, especialmente, para fazer as tais degustações de drinks e jogar conversa fora.Para facilitar o preparo dos aperitivos e não termos que ficar enfurnados na cozinha (neste calor, com o fogão ligado, não dá, né?) costumamos preparar algumas entradinhas que já viraram os petiscos das “baratinhas”, apelido da minha turma de amigas.

Basta uma mesa de centro cheia de coisas para comer com as mãos, um bom vinho ou alguns drinks para fazer a animação da galera.

Na minha casa, costuma ser assim:

1 – Coalha seca com azeite e Zaatar Libanês, by Keka.
Num prato para aperitivo, coloque a coalhada espalhada pelo prato, acrescente filetes grossos de azeite de oliva extra virgem e polvilhe com bastante Zaatar. Sirva com uma espátula de madeira.

2 – Bruscheta de Tomate, by Leo


-3 tomates maduros (picados em cubinhos)
-1 Pão Italiano (cortado em fatias)
- Azeite, Sal e Pimenta
- Manjericão fresco (1/2 xíc.)
- 1 dente de alho

Coloque o tomate, sal, azeite e manjericão em uma vasilha e deixe marinar por 1/2 hora. Doure a fatia de pão em uma grelha dos dois lados ou leve ao forno até torrar (sem endurecer). Em seguida, esfregue só um lado da fatia com o alho, coloque a mistura sobre o pão e por fim regue com um fio de azeite. Decore com 2 folhas de manjericão e salpique com pimenta-do-reino. Sirva em pratinhos individuais.

3 – Canapé de Kani, by Edininha

- ½ pacote de Kani Kama congelado
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 2 colheres de sopa de Mostarda
- 2 colheres de sopa de Salsinha picada
- Torradinha de pão de forma branco (1 fatia rende 4 torradas) (ou comprada pronta)

Corte os pedaços de Kani ainda congelados em cubinhos chanfrados. Jogue tudo numa tigela, acrescente a mostarda, a salsinha e o azeite. Mexa suavemente. Monte as torradinhas e sirva.

4 – Canapé de Gorgonzola, by tia Luiza

- 1 queijo Gorgonzola pequeno
- 1 colher de sobremesa de azeite
- Pão de forma sem casca cortado em 4 pedaços (no forno para torrar sem endurecer)
- Banana nanica em rodelinha
- Mango Chutney, opcional

Num pote, amasse o queijo junto com o azeite (com um garfo). Não deixar ficar líquido e sim pastoso. Monte a pasta sobre as torradinhas, cubra com uma rodela fina de banana nanica e sirva. Se desejar coloque o Mango Chutney sobre a banana para finalizar.

5 – Dip de abacate, by Mari

- 1 abacate grande
- 1 saquinho de “Guacamole Seasoning Mix”, marca Casa Fiesta
Amassar o abacate grosseiramente com um garfo e acrescentar o pozinho. Misturar delicadamente e servir com Tacos (Tortilhas ou Doritos).

6 – Diversos paezinhos e toradinhas
Em geral, compro dois patês da Sta. Luzia, um de Berinjela e outro de Azeitonas. Pães e torradinha e pronto. É só deixar o pessoal se servir.

7 – Sorvete de crème com calda de frutas vermelhas


Dissolver um saquinho congelado de frutas vermelhas numa panela com 1 colher de sopa de açúcar, deixar ferver. Expremer ½ limão tahiti. Mexa tudo para formar a calda.
Servir em taça de sorvete. Decorar com uma folhinhas de manjerição.

Com estas comidinhas, o encontro de ultima hora entre amigos se viabiliza, sem deixar ninguém com fome e sem muito planejamento. Claro que em cada novo encontro é bacana inventar um novo aperitivo, mas os básicos podem se manter.

Bom apetite!

Um comentário:

Unknown disse...

Feliz, feliz, feliz aniversário!!!! Que esse jantarzinho, embora adiantado, tenha servido para comemorar a chegada dos seus 25 anos :)
Muitas comidinhas entre amigos, aventuras gastronômicas, viagens mundo afora e - claro - muito chamego para você, Rodrigo!
Te adoro e sinto saudades (nem vou dizer para a gente se encontrar porque a gente nunca acha tempo para isso, né? Somos dois desnaturados)

Beijo enorme!!!!!!!!!!!!!!