terça-feira, 29 de dezembro de 2009

GASTRONOMIX // O romântico e aconchegante Rayuela


O Rayuela poderia estar facilmente no bairro de Palermo Viejo, em Buenos Aires, onde ficam os restaurantes mais descolados da capital. O ambiente lembra os estilosos espaços portenhos, com direito a boa comida, livraria, área externa com iluminação de velas e até terraço para reuniões de amigos. Não à toa Rayuela é o título de um romance do escritor argentino Julio Cortazar.

As “coincidências” não param por aí. Quem comanda a cozinha é o chef Maximiliano Bazzana, também importado do país vizinho. Max faz uma cozinha contemporânea, com sabor interessante e boas combinações. O cardápio sofre alterações com certa periodicidade. Bom por um lado que há renovação. Mas há clientes que ficam com saudades de alguns partos, como o risoto de carne seca, abóbora e gengibre.

O Rayuela começou devagarinho e criou raízes na cidade. Abriu em 2004, com uma pequena loja cultural e um bistrô. Três anos depois, ganhou corpo e teve sua parte gastronômica ampliada, assim como o espaço físico. Hoje, há até uma programação com apresentações culturais de música e dança.

No cardápio diversificado, os pratos têm nome de obras literárias. Então, você pode devorar Gabriela Cravo e Canela (Filé ao curry vermelho tailandês*, purê de mandioca crocante e arroz jasmine), Libertinagem (Medalhão de filé em redução balsâmica com penne ao creme de dijón e parmesão) ou Os Invictos (Merluza com escamas crocantes de batata, tagliatelle Nero di Sépia em manteiga cítrica e pudim de humita). Há mais muito mais obras. Nunca foi tão fácil digerir Dostoiévski.

O bom de lá é que você não precisa ir necessariamente para jantar (embora vale um programa romântico para os mais enternecidos). No Rayuela, você pode apenas tomar um café, comer um sanduíche, petiscar, comprar livros e Cds. É um conceito bem completo de atender, que amplia o bem estar da saída.

Ahhhh, já ia mês esquecendo. O restaurante também faz entregas em casa, caso a preguiça bata.

Rayuela
CLS 412 bloco A e B
Asa Sul - Brasília
Telefones: (61) 3346 9006 e 3245 4335
Site:
www.rayuela.com.br

Um comentário:

Ricardo disse...

O local é mesmo muito agradável, mas aquelas cadeirinhas de dobrar, dignas de boteco, são literalmente de doer.