sábado, 12 de dezembro de 2009

GASTRONOMIX // A cozinha afetiva da Rose


Roseli Rodrigues da Costa. Ou apenas Rose. Essa piauiense de Arraial chegou à Brasília com 20 anos. Desembarcou com a família por aqui para tentar a vida. E depois de quase uma década e meia, ela se sente feliz, realizada. Rose cozinha com amor. E desse amor, saem partos muito saborosos como feijoada e galinhada – ambas especialidades dela.

Quem tem a sorte de tê-la como ajudante é a minha amiga Suzana. Rose vai na casa dela de três a quatro vezes por semana e experimenta as novidades que ela gosta de preparar na cozinha. Numa dessas, lá fui eu. De mansinho, pedi a receita da galinhada da Rose.E não é que consegui. Faça passo a passo. É uma delícia para um almoço de sábado.

Galinhada da Rose

Ingredientes
- 1 frango desossado
- 1 kg de arroz
- 400g de pequi
- 5 dentes de alho
- 1 cebola grande picada
- 2 cenouras médias
- 250g de milho
- 1 maço de cheiro verde
- 1 maço de coentro
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 2 colheres de chá de açafrão em pó
- azeite
- sal

Preparo

- Tempere o frango de um dia para o outro com alho amassado e sal. Deixe na geladeira

- Em uma panela média, coloque o azeite, a cebola, 3 dentes de alho. Refogue por três minutos e coloque o frango cortado em cubinhos. Coloque o açafrão. Deixe na panela até ficar dourado. Isso deve demorar de 10 a 12 minutos, segundo a Rose

- Ponha os dois tabletes de caldo de galinha e dissolva em 1 litro de água. Deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, coloque o arroz, o milho, a cenoura e o pequi. Dê uma leve misturada e deixe a panela semi tampada.

- O arroz vai cozinhar. Acompanhe o cozimento por cerca de 20 minutos. Para finalizar, corte o coentro e a cebolinha para decorar o prato. Prontíssimo...Segredo revelado e bom apetite!!!

4 comentários:

jwl disse...

Fala Rodrigo,
Blz, Humm... me parece ótimo!!! eu curto muito pequi adoro o arroz de pequi da minha mãe. Tem uns pratos da nossa cozinha MUITO interessante. Gostaria muito de fazer um curso só sobre cozinha brasileira.
abs
Will

Déia Barros disse...

Ai que delícia!!
Lembra a comida da terra do meu pai: piauiense roxo!!!

Rosualdo Rodrigues disse...

Rose é mesmo craque na cozinha. Sou testemunha.

Unknown disse...

Faltou alguém nesse almoço...
Saudades, Tuca e Rosu.
BEIjoooo,
Sarinha.