sábado, 12 de dezembro de 2009
GASTRONOMIX // A cozinha afetiva da Rose
Roseli Rodrigues da Costa. Ou apenas Rose. Essa piauiense de Arraial chegou à Brasília com 20 anos. Desembarcou com a família por aqui para tentar a vida. E depois de quase uma década e meia, ela se sente feliz, realizada. Rose cozinha com amor. E desse amor, saem partos muito saborosos como feijoada e galinhada – ambas especialidades dela.
Quem tem a sorte de tê-la como ajudante é a minha amiga Suzana. Rose vai na casa dela de três a quatro vezes por semana e experimenta as novidades que ela gosta de preparar na cozinha. Numa dessas, lá fui eu. De mansinho, pedi a receita da galinhada da Rose.E não é que consegui. Faça passo a passo. É uma delícia para um almoço de sábado.
Galinhada da Rose
Ingredientes
- 1 frango desossado
- 1 kg de arroz
- 400g de pequi
- 5 dentes de alho
- 1 cebola grande picada
- 2 cenouras médias
- 250g de milho
- 1 maço de cheiro verde
- 1 maço de coentro
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 2 colheres de chá de açafrão em pó
- azeite
- sal
Preparo
- Tempere o frango de um dia para o outro com alho amassado e sal. Deixe na geladeira
- Em uma panela média, coloque o azeite, a cebola, 3 dentes de alho. Refogue por três minutos e coloque o frango cortado em cubinhos. Coloque o açafrão. Deixe na panela até ficar dourado. Isso deve demorar de 10 a 12 minutos, segundo a Rose
- Ponha os dois tabletes de caldo de galinha e dissolva em 1 litro de água. Deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, coloque o arroz, o milho, a cenoura e o pequi. Dê uma leve misturada e deixe a panela semi tampada.
- O arroz vai cozinhar. Acompanhe o cozimento por cerca de 20 minutos. Para finalizar, corte o coentro e a cebolinha para decorar o prato. Prontíssimo...Segredo revelado e bom apetite!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Fala Rodrigo,
Blz, Humm... me parece ótimo!!! eu curto muito pequi adoro o arroz de pequi da minha mãe. Tem uns pratos da nossa cozinha MUITO interessante. Gostaria muito de fazer um curso só sobre cozinha brasileira.
abs
Will
Ai que delícia!!
Lembra a comida da terra do meu pai: piauiense roxo!!!
Rose é mesmo craque na cozinha. Sou testemunha.
Faltou alguém nesse almoço...
Saudades, Tuca e Rosu.
BEIjoooo,
Sarinha.
Postar um comentário