sábado, 26 de dezembro de 2009

GASTRONOMIX // Bavete thai


Os sabores da Tailândia são reveladores. É necessário experimentar para saber. Cuidado para não viciar. Fiz uma massa thai para um grupo de amigos. Era “a despedida” do Rosualdo, colunista de música do blog Gastronomix, que estava saindo de férias. O mais engraçado (ou o melhor) é a desculpa que arrumamos para nos juntarmos e festejarmos. Eita beleza.

Curiosos para conhecer um pouco mais do sabor do oriente, adaptei uma receita. Vale ressaltar que as comidas tailandesas são mais picantes e condimentadas. Vai bem com um espumante brut.

O “molho” da massa é bem simples e não demora muito para ser feito. Quem quiser pode comer o ensopado com arroz jasmim ou branco. Tente fazer na sua casa, seguindo o passo a passo. Você vai ver que o resultado vale a pena. Vamos lá:

Bavete Thai


Ingredientes (serve 4pessoas)

- 1kg de massa (bavete, penne)
- 1kg de camarões
- 1l 1/2 de leite de coco
- 2 colheres de curry em pasta
(ou 4 colheres de sopa de curry em pó)
- 2 pimentas dedo de moça picadas
- suco de 1/2 limão
- 2 dentes de alho picados
- 1/3 maço de coentro
- 2 colheres de chá de sal

Preparo
- Coloque em uma panela grande o leite de coco e cozinhe por 15 minutos. Ele vai ferver. Em seguida, adicione o curry e mexa bem. Experimente para ver se é necessário ajustar a picância do molho.

- O próximo passo será adicionar o suco de ½ limão, o coentro, o alho e as pimentas dedo de moça cortadas. Apure bem e tempere o molho com sal. Mexa por 5 minutos. Na sequência, coloque os camarões (previamente temperados com sal e limão) e deixe cozinhar por cinco minutos

- Coloque em outra panela a água para ferver. Quando começar a ebulição, adicione sal. Ponha a massa para cozinhar. Veja na embalagem o tempo de cozimento. Experimente, escorra o macarrão e misture o molho. Sirva no parto e decore com uma cebolinha e folhas de coentro.

Um comentário:

Anônimo disse...

O mais interessante é que eu saio de Goiânia rumo à Brasília com essa "desculpa": festa de despedida do Rosu.
E vale muuuuuito a pena!
BEIjoooos, meus queridos...E até o reveillon!
Sarinha.