quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Da Paraíba para o mundo

Por Rosualdo Rodrigues
De João Pessoa


Ganhei de meu irmão um disco raro. Chama-se Brazil More than Samba – Sounds from Paraíba. É uma coletânea de músicos paraibanos, organizada pelo Sebrae e pelo Governo do Estado para ser usada como cartão de apresentação da produção musical local em eventos no exterior. Raro porque não está à venda, mas a maioria dos artistas que estão no disco tem site próprio ou página no MySpace, portanto vale comentar aqui.

Tem forró autêntico, é lógico, bem representado por Biliu de Campina (Se toque no forró). Mas há uma grande diversidade de propostas musicais, que vão do instrumental meio jazz meio pop de Burro Morto (Cabaret), ao suingue costurado por elegante baixo do Cabruêra (Passarela). Da delicadeza da voz e da poesia de Eleonora Falcone (Pedaço de sol) à dissonância do sempre provocativo Jaguaribe Carne (Saltos). Também tem o reggae do Gunjah Reggae Band (Cece Nyabinghi) e o ska do Emboscada (A trilha).

Mais que diversidade, a seleção mostra que a atual música paraibana é de alta qualidade. Muitos desses artistas atualizam de forma extremamente criativa elementos da música nordestina, fundindo-os ao jazz, ao pop, ao experimentalismo instrumental... Com isso, fogem de qualquer clichê que se tenha da Paraíba e fazem uma música universal.

Aliás, esse parece ser um desafio que os paraibanos, como os nordestinos em geral, sempre terão que enfrentar ao se mostrarem fora do estado ou do país: fugir da imagem enquadrada pelo preconceito (a miséria, a caatinga) ou pelos guias de turismo (o artesanato colorido, as praias de cartão postal). A música produzida na Paraíba hoje, ao mesmo tempo em que busca reafirmar a identidade cultural local, quer estar alinhada com o que se faz no resto do mundo. E consegue.

4 comentários:

Unknown disse...

Rodrigo, tem sugestão onde se encontra a melhor tábua de frios para encomendar?
Parabéns pelo Blog e MUIXO XUXXEXXO...sempre se multiplicando

Paulinho Mesquita disse...

Rosu, conhece Bruno Batista?
Ele é maranhense. Muito bom. Acho que faz parte dessa leva de quem faz um som diferente, criativa e com mix de elementos musicais.
confere aí: http://www.myspace.com/brbatista

"Acontecesse" é uma das músicas mais bacanas.

Rodrigo Caetano disse...

Olá Luz,
sempre compro tábuas de frio na padaria da 203 Norte. Vem no capricho. Boa sorte e bom natal
Rodrigo Caetano

Roberio disse...

Esse disco é uma boa mostra da boa musica paraibana atual, pena que não tá a venda.