quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

GASTRONOMIX // As lembranças de Natal


Por Lourivaldo Paula de Lima Jr (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Minha paixão pela gastronomia nasceu na noite de Natal. Não reconheço outra noite em que meus sentidos primitivos me elevem a uma sensação tão singular. Panetone, rabanada, nozes, frutas secas, peru, bolo de frutas, chester, pernil, farofa, salpicão. Uma mesa natalina no Brasil é uma tradução perfeita de tantas culturas reunidas em uma só.

Não descarto o lado espiritual do Natal. Cresci acreditando que a troca de votos e presentes são manifestações de quem ama e nutre o desejo de construir algo novo e melhor. Porém, foi graças à gula, meu pecado preferido, que o Natal me permitiu viver situações inesquecíveis.

Na infância em Pernambuco, depois da apresentação do Pastoril, meu Natal era celebrado com Fatias Paridas (também conhecidas como rabanadas), Bolo de Frutas (foto), uma versão tupiniquim do bolo-rei português, adaptado na melhor tradução da expressão "receita de família" e a inigualável Torta de Abacaxi. As Patotinhas, grupo de sucesso dos anos 80, tocavam na vitrola Philips 603, enquanto eu e minha irmã esperávamos ansiosos pelo Papai Noel. Bebíamos Fratelli.

Não posso esquecer do Salpicão de Frango, presença garantida na mesa de Natal na minha adolescência. Na receita da minha mãe, além de lascas da ave, a salada era composta de maçã, azeitonas, cebolinha, pimentão, cenoura, passas e maionese. Como a gente cresce e quer mudar o mundo, começei pelo salpicão. Fui substituindo as maçãs por maçã verde e acrescentei romãs, presunto de parma, champignon, melão, manteiga de ovos, alecrim e a explosiva pimenta rosa.

Da Torta de Abacaxi para o Salpicão conto duas décadas. A partir daí, meu Natal manteve a crença no bom velhinho e trouxe para mesa sabores do mundo, revelados pelas viagens e pelos amigos.

Os Biscoitos de Baunilha da Austria iniciaram a conexão Brasil-Europa(2000). No ano seguinte, um amigo eslovaco me apresentou a Kapustnica, deliciosa sopa de ameixas com choucrute e pimenta. A sopa freqüentou minha mesa entre os anos 2001-2003. Já o panetone (Itália) chegou muito antes e nunca mais deixou meu Natal, mesmo as versões mais esquisitas.

Os Bolinhos de Mel da Letônia e o Grod (arroz doce) da Dinamarca fizeram parte da ceia de 2007. A Rosca de Reis da Espanha e Tronco de Reis Magos da França (foto) foram as estrelas na ceia do ano passado. Se bem lembro, foram devorados antes da abertura oficial da Ceia, sempre precedida de prece, como manda a tradição familiar.

Em 2009, vou me permitir ser criança. Não terei o Pastoril, mas minha ceia terá a presença do Bolo de Frutas. Arriscarei acrescentar à receita damascos, nozes e amoras. Na cobertura do bolo, deixarei uma fina neve de açúcar. As Fatias de Pão Paridas serão assadas, em vez de fritas, e finalizadas com açúcar de baunilha e pimenta branca.

Já o Papai Noel não vai aparecer mesmo, mas se fez lembrar na fatura do cartão de crédito. Ao fundo, vou experimentar iniciar a ceia ao som de canções natalinas em versão de pagode, recomendação do meu irmão. Para beber, vinho, sucos e um drink bem pessoal, que mistura prosecco, hortelã,romãs e gelatina de água de côco.

Natal vai ser uma mistureba de sabores, fantasias e lembranças. Um momento de celebração da vida, das pessoas e da alma. Um momento de voltar no tempo, olhar para o futuro e renovar minha fé. Feliz Natal.”

Bolo de Frutas - Casa dos Frios
Avenida Domingos Ferreira, 1920 - Loja A
Boa Viagem - Recife PE
Telefone: (81) 3466-1062

CD em Ritmo de Pagode por Cavaquinho
Americanas.com
http://www.americanas.com.br/

KapustnicaSlovenská
Reštaurácia Hviezdoslavovo 20
Bratislava - República Eslovaca

Panetone Fasano - Adega La Vinhotèque
R. Saldanho Marinho 1487
Bigorrilho - Curitiba PR
Telefone: (41) 3077 1020

Rabanadas
Regina Preta Bistrô
Rua João Ramalho, 766
PerdizesSão Paulo - SP
Telefone: (11) 3875.2550

Salpicão - Café Savana
CLN 116 - Bloco A - Loja 4
Asa Norte - Brasília DF
Telefone: (61) 3347 9403

Tronco de Natal - Daniel Brian Patissêrie e Chocolatier
SCLN 104 - Bloco A - Loja 26
Asa Norte - Brasília DF
Telefone: (61) 3326 1135

(*) Lourivaldo Paula de Lima Jr é executivo do setor financeiro. Atua com pesquisa, inteligência competitiva, tendências, estudos de futuro e inovação.

Um comentário:

Anônimo disse...

JR é o cara! Criativo e inteligente. Na cozinha um experimentador contemporâneo. Nossos sentidos se aguçam com o cheiro e o tempero nos seus pratos originais.
Beijos, Rejane