quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Uma moça e um rapaz

Por Rosualdo Rodrigues
De Barcelona (Espanha)


Ela assina Russian Red, mas se chama Lourdes Hérnandez. Canta em inglês, mas é espanhola. Tem 22 anos e está sendo considerada a sensação da cena alternativa madrilenha desde que comecou a fazer shows em 2007. Lançou três singles e, em julho deste ano, o primeiro CD, I love your glasses. Russian Red é o nome de uma cor de batom. A moça gostou e deu o nome ao projeto (soa mais moderninho do que banda), que ela desenvolve junto com Brian Hunt, também espanhol, mas que tem esse nome por ser filho de ingles com espanhola.

Mas indo ao que interessa, que é a musica, podemos dizer que Russian Red é uma mescla de Feist com Cat Power: Isso pode parecer falta de identidade, mas não é o caso. Mesmo fazendo um folk que para alguns pode ser considerado mais do mesmo, Russian Red tem algo que chama atenção. Lourdes tem uma voz marcante, aguda, mas ao mesmo tempo suave, e tem talento para criar belas melodias. Vale a pena ouvi-la. É possível ouvir algumas delas no MySpace da banda, quer dizer, da moca; do projeto ou o que for (
http://www.myspace.com/russianready).

Outra novidade nessa mesma linha, que descobri em minhas incursões pelas prateleiras das FNACs da vida nestes dias de férias é Jay Brannan, conhecido como ator no elenco do ousado Shortbus, de John Cameron Mitchell. Cantor e compositor novaiorquino, ele também tem circulado por um circuito alternativo, mas bem mais amplo que o de Russian Red. Fez turnê recentemente na Espanha e, em dezembro, excursiona pela Austrália. Desse jeito, vai acabar chegando ao Brasil.

Tem somente um álbum, Goddamned. As canções são repetitivas e meio sem sal, mas as letras chamam atenção. Como a de Housewife, em que ele diz que quer ser uma dona de casa, “quero ter um filho dele, usar a alianca dele, ele me enlouquece, eu sou tudo pra ele”... A biografia absurda que ele apresenta no seu site (
http://jaybrannan.com) é outra particularidade do indômito rapaz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rosu, estou impressionada com você. Como diriam os mais velhos, "enquanto descansa carrega pedra". Nem mesmo nas férias você deixa o trabalho de lado, não é?!rsrsrs.

BEIjos saudosos,

Sarinha.

Rosualdo Rodrigues disse...

É nminha filha, lerê lerê, como diria e escrava Isaura... Ou melhor, Dorival Caymmi. Rsrsrs. Bjos