terça-feira, 10 de novembro de 2009

GASTRONOMIX // A confeitaria de Daniel Briand


O Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier é um lugar único em Brasília. Localizado na 104 Norte, desde 1995, a pequena portinha com um corredor comprido mudou de cara ao longo dos últimos anos. O bistrô foi ampliado e assim multiplicaram-se os sabores e as delícias feitas pelo seu dono, o chef francês Daniel Briand, da região de Anjou.

Essa era a charada que foi facilmente desvendada pelos leitores do Gastronomix na quinta da semana passada, quando coloquei algumas fotos e pedi que identificassem o local. Foi fácil, né?

O mini-terraço de madeira em frente à loja, onde fica parte das mesas, é um encanto. Há um jardim bem cuidado e teto de vidro com cortinas. O ambiente é de uma antiga confeitaria francesa, mas com toques modernos na decoração. Lá, você pode ler o Le Monde, jornais e revistas brasileiras.

O cardápio é amplo. Dos tradicionais cafés da manhã, mania entre os brasilienses mais refinados, ao simples macarron, os produtos do Briand são de primeira. Os doces são sofisticados no gosto e na apresentação. As receitas seguem a tradição francesa e são feitas com produtos brasileiros e alguns importados. O chef prima pela escolha das matérias primas e pela qualidade de suas criações.

O local serve 18 tipos de tortas diferentes e outros doces também como bombons de chocolate belga o chocolat chaud angevin (com casca de laranja, creme de leite e cointreau), o chausson aux pommes (massa folhada e compota de maçã) e a ruche doreé (mousse de mel e chocolate ao leite). A torta mais famosa delas é a Ópera: massa de amêndoas com camadas de cremes de café e chocolate trufado. Há uma lista de salgados como petit fours, quiches, patês, pães, brioches, croissants.

O café teve sua história e receita contada recentemente pelo jornalista Carlos Wilson de Andrade Filho. A visita de quem é de fora da cidade é obrigatória. Parece que lá o tempo passa mais devagar.

Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier
104 Norte Bloco A, 62
Asa Norte - Brasília
Telefone: (61) 3326 1135

Nenhum comentário: