domingo, 25 de outubro de 2009

GASTRONOMIX // O café que é a cara de Berlim


O Café Einstein é uma instituição em Berlim. Ele existe antes mesmo da divisão da Alemanha pelo muro. É só andar pela cidade para você ver em cada esquina (um exagero, tudo bem!) uma loja com um cheirinho bem gostoso. Estive em dois deles. O mais tradicional e movimentado é o da Unter den Linden, larga avenida com prédios de estilos arquitetônicos diversos que leva ao Portão de Brandenburgo e ao Reichstag (parlamento alemão).


O Einstein número um foi instalado em uma mansão da década de 1920 na Kurfurstenstrasse (fotos acima). Os mais tradicionais preferem esse. O café tem origem em Viena. Há pratos austríacos, mas também alemães com toque de nouveau cuisine. Peça um café expresso, que eles mesmos torram, e um delicioso Apfelstrudel (massa folhada recheada com maçã). Mais tradicional, impossível!


O ambiente do Einstein da Unter den Lidden é muito agradável (fotos acima). Há muitos detalhes – desde o lustre até as imagens nas paredes. As mesas e cadeiras de madeira do interior do café dão um tom muito aconchegante. Os garçons, vestidos elegantemente de preto e branco, são um pouco sisudos, mas fui bem atendido nos dois que fui. Há mesas também no lado de fora.
Das vezes que fui, tomei café da manhã. Croissant crocante, café bem forte e torta de frutas. Vale a visita e o deleite de uma boa refeição.

Café Einstein (Einstein Kaffe)
Unter den Linden 42
Mitte, Berlim (Alemanha)
Telefone: 30 20 436 32

Kurfürstenstrasse 58
Shöneberg, Berlim (Alemanha)
Site:
http://www.cafeeinstein.com

Um comentário:

jwl disse...

Oi Rodrigo,

Aproveitando carona nas suas dicas “Berlin” parece ser uma cidade fascinante.
Não há coisa melhor que tomar um Um bom café e partir para descobrir a cidade e aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer. Quem sabe férias em Berlin ¡Ojalá!
Abraços

Will