terça-feira, 6 de outubro de 2009

GASTRONOMIX // O brunch do Vagafogo


O casal Evandro e Catarina sabem viver a vida. Sabem tirar o que há de melhor. Eles estão juntos há quase quatro décadas. Trinta e quatro anos em Pirenópolis (GO). E 30 anos com a reserva Vagafogo, onde você vai comer o melhor brunch da sua vida.

Antes de falar do brunch propriamente dito, vou resumir mais de 1h30 de conversa com o falante e alegre Evandro para vocês entenderem como essa megarefeição vem repleta de sabores divinos e amor para a mesa.

Eles se conheceram na década de 1970 em uma comunidade hippie na Bélgica. Foi lá que aprenderam a colocar o pé na terra e cultivar o que comiam. Evandro e Catarian se casaram, voltaram ao Brasil e compraram um terreno na até então desconhecida Pirenópolis. Viviam entre Brasília e a cidade em Goiás. Levavam para cerca de 50 famílias produtos da roça como queijos e geléias.

Cansados da cidade e desse vai-e-vem, fincaram raiz em Piri em 1975. O ecoturismo cresceu a partir da década de 1980. Piri se tornou mais conhecida e o asfalto chegou nos caminhos que levam à cidade. Vagafogo oferecia passeios ligados à natureza. É claro que isso abria o apetite do turista.

Em 1993, o casal teve a idéia de oferecer um brunch para depois da trilha na mata. Naquela época, ninguém sabia na prática o que era comer uma refeição completa às 11h. A deliciosa orgia gastronômica fez sucesso. E faz até hoje.


São dispostos a mesa 45 tipos de produtos diferentes. Salada de fruta, coalhada, mel, granola, suco de caju, suco de pitanga, café, leite, pão de mel, doce de leite, geléias, queijo branco, waffle, biscoito de queijo, omelete, rosbife com manteiga de garrafa, lagarto no azeite e no vinagre, chutneys... Tudo por R$ 25,00 por pessoa. Come-se à vontade. Tudo é produzido por lá, exceto a granola.

Tudo é divinamente saboroso. É uma sequência de tirar o fôlego. Catarina e um dos filhos do casal, Uirá, trabalham no serviço e na produção dos 70 produtos feitos na reserva. Ao todo, 16 pessoas trabalham na cozinha, fazenda e nas opções de aventura que o local oferece, como arvorismo.

Depois de comer tanto, você pode ficar desse jeito – igual ao cachorro de estimação da família. A sorte é que há redes, muitas redes ao ar livre e de frente para mata para se refastelar.
Na saída, a imagem dos bezerros me dá aquela sensação de que Evandro e Catarina sabem viver a vida.


Santuário e Reserva Vagafogo
Fica a 5 km da cidade. Placas indicativas ao longo do caminho para a Reserva.
Leva-se em média 20 minutos da cidade à fazenda.

Pirenópolis - Goiás
Telefones: (62) 3335 8515; (62) 9222 5471 e (62) 9115 0376.
Site: http://www.vagafogo.com.br

Um comentário:

Daniel disse...

Gente, aquilo ali é muito bom!