sábado, 31 de outubro de 2009

GASTRONOMIX // Bacalhau ao Leite de Coco

A chef Márcia Ribeiro, do Emporio Selecto, nos brindou com mais uma de suas receitas saborosas. Pode ser uma boa opção para inovar os pratos no Natal.

Bacalhau ao Leite de Coco

Ingredientes
- 1 kg de bacalhau
- 1/2 kg de batata
- 1/2 kg de alho poró
- 2 cebolas grandes
- 2 tomates vermelhos
- 1 pimentão amarelo
- 300ml de leite de coco
- 4 dentes de alho
- Sal – somente se precisar
- 1 colher de sopa de coentro picado
- 1 xícara de azeite
- Azeitonas pretas
- 2 raminhos de salsa

Molho
- 2½ copos de leite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1½ colher de sopa de manteiga
- 2 ovos
- 1 xícara de creme de leite
- Noz moscada
- Sal e pimenta a gosto

Preparo

- Deixe o bacalhau de molho por 24 horas mudando sempre a água. Escalde numa rápida fervura removendo peles e espinhas. Coe a água onde o bacalhau foi cozido e reserve.

- Separe o bacalhau em lascas médias e tempere com alho, e coentro, reserve. Coloque uma caçarola no fogo com azeite, cebolas em rodelas, o alho poró em rodelas e por último o alho. Deixe as cebolas ficarem transparentes e adicione os tomates sem pele e sem sementes, o pimentão e as azeitonas picadas.

- Junte o bacalhau, o leite de coco e a água onde foi cozido o bacalhau. Descasque as batatas, raspe as cenouras, corte tudo em rodelas e cozinhe em água com pouco sal. Coloque no liquidificador, o leite, a farinha de trigo e a manteiga, coloque numa panelinha e leve ao fogo, mexendo bem, até ficar com a consistência de um creme.

- Junte o creme de leite, tire do fogo, junte os ovos e tempere com a noz moscada, o sal e a pimenta. Unte um pirex grande com azeite depois de ter esfregado por dentro dele um dente de alho.

- Arrume em camadas alternando o bacalhau, a batata e a cenoura. Cubra tudo com molho e leve ao forno para gratinar. Ao sair do forno, enfeite com azeitonas e salsa. Sirva com arroz branco ou batatas soutê.

Nenhum comentário: