quinta-feira, 24 de setembro de 2009

GASTRONOMIX // Noite gastromolecular no Belini


Caviar de morango. Fotos: Ademir Rodrigues

Pratos clássicos com elementos inesperados esperam os famintos por novidades. No dia 28 de setembro, às 19h30, a Belini Pães e Gastronomia, na Asa Sul, promove um encontro especial entre os chefs Sandro Melaranci (residente) e o convidado especial, Lui Veronese – que usará técnicas da gastronomia molecular para apresentar comidas em texturas diferentes como “ar de limão siciliano”, “espuma de mandioquinha”, “caviar de morango” e “gelatina de menta”. Veja o cardápio que será servido. As vagas são limitadas:

Carpaccio de peixe às três pimentas, com ar de limão siciliano
Espumante – Miolo Brut Millesime

Presunto cru italiano, com figos, muçarela e esferas de melão
Vinho Branco – Rioja Montecillo, reserva 2008

Bacalhau sobre cama de espuma de mandioquinha
Tinto leve – Montecillo, reserva 2001

Risoto de cordeiro caçador, com gelatina de menta
Tinto forte – Montecillo Gran, reserva 1998

Caviar de Morango
Sobremesa – Porto Osborne Late Bottle Vintage


Um pouco mais dos chefs

Sandro Malaranci (a esquerda) abriu seu primeiro restaurante Manuia no bairro Trastevere, em Roma, onde nasceu. Durante 20 anos, o local tornou-se ponto de encontro de personagens famosos como Federico Fellini, Bernardo Bertolucci, Robert De Niro entre outros. Casou-se com uma brasileira e mudou-se para Brasília, onde abriu uma distribuidora de produtos italianos Casa Mia, que atendeu os melhores restaurantes de Brasília. Em 2009, assumiu a cozinha do Belini.

Lui Veronese é amante da cozinha desde criança, ao final de 2008 foi convidado para ir à Amazônia e cozinhar para três grandes personalidades da gastronomia mundial: Juan Mari Arzak, chef do três estrelas pela Michelin, Arzak; Alex Atala, chef proprietário do restaurante D.O.M., e o catalão Ferran Adrià, chef do restaurante El Bulli – tido como o chef mais influente do mundo atualmente. Nos cinco dias que passou de convivência e aprendizado com os chefs, conquistou a oportunidade de estudar com eles, em suas respectivas casas
.

SERVIÇO
Belini Ristorante (sobreloja)
113 Sul - Brasília (DF)
Telefone: (61) 3345 0777
28 de setembro, 19h30
Valor – R$ 100,00 por pessoa

3 comentários:

Ronan Nascimento disse...

Olá Rodrigo!

Olhando um e-mail antigo descobri seu blog e achei o máximo. Meu nome é Ronan Nascimento, sou estudante de jornalismo do Iesb.

Há pouco tempo uma amiga que estuda gastronomia, Maria Elisa,
e eu começamos a pensar na idéia de um blog voltado para receitas. Algo mais literário que informativo, possivelmente com crônicas
e história de determinados pratos.

Queria saber se você toparia entrar em contatocom a gente para passar algumas idéias e falar da sua experiência no blog - de como ele surgiu e como atraiu outros colunistas -.

Creio que isso ajudaria a alavancar nossa idéia.

Desde já eu agradeço pela sua atenção.

Paz,
R.

Ronan Nascimento disse...

Ps: Meu e-mail para contato é ronanrsn@hotmail.com

Unknown disse...

Rodrigo, a Belini sempre teve um bom gosto em tudo, com certeza será um grande evento. Parabéns!