segunda-feira, 7 de setembro de 2009

EU RECOMENDO // A Casa e o Jardim


Por Poliana Abritta (*)
Convidada especial do Gastronomix


“Entre, vocês são de casa! A frase nem precisou ser dita para que nos sentíssimos exatamente assim, super à vontade, no Le Jardin Bistro. O casal, Carlos e Christine, transformou o prazer de cozinhar e de receber num pequeno negócio, cheio de charme. O restaurante funciona na varanda de casa, em Brasília. Tem capacidade para atender, no máximo, 30 pessoas e abre apenas uma vez por semana, na sexta ou no sábado. O dia é informado por email aos frequentadores, assim como o cardápio - que muda de mês em mês.

Naquela noite, fazia frio. Eu e meu marido pensamos em levar uma boa garrafa de vinho, já que eles dão essa opção - cobram uma rolha de R$ 40,00. Mas na pressa, acabamos apostando na carta do restaurante que para nossa surpresa tem muitas opções. Escolhemos um Pulenta, cabernet sauvignon - não me lembro a safra. E não foi difícil decidir o que comer. Já saí de casa com o cardápio na cabeça.

De entrada, pedi um capeletti in brodo - a massa, feita por eles, derretia na boca - e a temperatura veio ideal para o clima da noite. Glenio ficou com o souflê de bacalhau - levíssimo e muito saboroso (tive que provar!). Antes de falar do prato principal, quero descrever um pouco mais o ambiente: as mesas, de madeira robusta, extremamente bem montadas; a louça, pintada a mão, lembra o nome do restaurante. tudo preparado como que para receber amigos muito queridos... nós, os clientes! Glenio pediu um filé, com crosta de ervas, molho de cabernet sauvignon e creme de batata barôa. Ele adorou!!

Meu prato era super delicado: um raviolli de mussarela de búfala ao perfume de limão siciliano, ao sugo. Ainda consigo me lembrar da sutileza do limão na boca. A noite seguiu, aconchegante com os aquecedores instalados para o inverno, e o lugar nos instigou a fazer algo raro: pedir 2 sobremesas, uma pra cada um.

Glenio pediu um petit gateau de chocolate belga com sorvete de frutas vermelhas. Delicioso, né. Pois eu não tive coragem de provar. Não queria sentir outro sabor que não fosse o da goiabada em crosta de castanha de caju grelhada com requeijão e sorvete de goiaba. Uma das melhores sobremesas que já comi! Bom, acho que depois de tudo isso só me cabe escrever mais duas palavras: EU RECOMENDO!”

Le Jardin
Lago Sul - Brasília (DF)
Telefones: (61) 9981 1227 e 9981 3065
E.mail:
bistrolejardin@gmail.com

(*) Poliana Abritta é repórter do Jornal Nacional em Brasília. Trabalha na TV Globo há 12 anos. È mãe dos trigêmeos José, Guido e Manuela e sempre gostou de gastronomia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Frequento regularmente o Bistrô Le Jardin e concordo com todas as suas colocações. Meu marido e eu nos sentimos em casa, adoramos a comida, o ambiente requintado e a forma que Carlos e Christine nos recebem.
A sobremesa é sempre um capítulo a parte. No Le Jardin tive o prazer de comer o melhor petit gateau que já experimentei. Feito com chocolate belga e acompanhado com sorvete de amoras colhidas no jardim do próprio restaurante. Simplemente DIVINO !
Marianne

Anônimo disse...

MARAVILHOSO!!!
Fico muito feliz com o sucesso do Le Jardin, pois sei o quanto eles são profissionais dedicados e se preocupam com todos os detalhes para oferecer sempre o melhor para seus clientes e amigos.
Para mim, o melhor NHOQUE de toda cidade é o do Le Jardin...não tem comparação!!!Vale a pena experimentar!!!PERFEITO!!!
Cláudia

Anônimo disse...

Além do que Poliana escreveu, tenho a dizer que o Le Jardin é um espaço único e singular.
O petit gateau de limão que comi é simplesmente inesquecível como também a receita familiar das polpetas com fetuccini artesanal.
Parabéns ao casal!
Beijos,
Nara

Anônimo disse...

Obrigada Christine e Carlos!
Além do Menu super saboroso para o jantar,vocês proporcionaram tudo que eu esperava para que o dia do meu casamento se tornasse inesquecível:um ambiente familiar, aconchegante e requintado.
Parabéns e Sucesso!!!
Beijo
Adriana Braga

Anônimo disse...

Acho que depois de tantos elogios, que aliás, concordo com todos plenamente, só posso dizer uma coisa a mais... "Hummmm... Estou com água na boca!"
Laura Frota

Anônimo disse...

O cardapio de outubro tem porcheta com salada de folhas verdes que nunca ví nada tão saboroso.
É um lugar fantástico, decoração e comida de muito bom gosto!

Anônimo disse...

Estive lá depois de ler no Gastronomix e ouvir na CBN os elogios.
Simplesmente maravilhosa a comida os elogios foram superados.
O local agradabilíssimo e lindo.
ADOEI!!!

Patrick Cardoso de Lima disse...

Ah ... sim, e estão em novo endereço; clube de golf local ocupado pelo antigo restaurante dezenove!