segunda-feira, 17 de agosto de 2009

EU RECOMENDO // Hit gastronômico de Nova York


Por Pedro Andrade (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Manhattan é um verdadeiro paraíso pra qualquer pessoa que goste de comer e beber bem. Apesar de infelizmente eu não saber fazer nem sopa de pacote ou miojo, já viajei e comi fora o suficiente pra me sentir com autoridade para dizer que, pelo menos, apreciar uma boa refeição, eu sei.Com tantas alternativas, fica difícil escolher um restaurante que realmente se destaque. Mas, no momento, o antigo, porém renovado, Minetta Tavern, é de longe o meu favorito na “Grande Maçã”.

Hoje em dia, a “febre” em NY é escolher um restaurante que já exista há alguns anos e esteja à beira da decadência, e transformá-lo no buxixo da cidade. Geralmente, o processo é o mesmo: você demite o staff antigo, contrata um chef badalado, lota o estabelecimento com celebridades e formadores de opinião e faz com que todo mundo ‘pene’ pra conseguir uma reserva lá dentro. Foi assim com o Waverly Inn, com o Monkeybar, com o Hotel Griffou e agora… com o Minetta Tavern.

O responsável por esse “hit” não é novato na indústria gastronômica novaiorquina. Keith McNally está por trás de clássicos como Pastis, Balthazar e - o não tão antigo, porém tão bom quanto - Morandi. Tudo que ele toca vira ouro e, na minha opinião, o que o diferencia com relação aos outros é a qualidade da comida. A frequência é importante, mas se a cozinha não funcionar impecavelmente, mais cedo ou mais tarde, o navio acaba afundando.

Desde que o NY Times deu três estrelas e meia pra nova empreitada (coisa raríssima nos dias de hoje), conseguir uma reserva no restaurante é um sinal de status tão glamuroso quanto carregar a última bolsa da Prada ou dirigir o mais moderno dos Bentleys. Os preços são absolutamente acessíveis e a comida, vale cada centavo pago… Pra ser sincero, o Black Label Burger (atualmente, o meu sanduíche favorito no mundo), vale muito mais que os US$ 26 que pago quando lá janto.

O prato é feito com fillet mignon da melhor qualidade, sem “mistura” ou “liga” nenhuma o que proporciona a sensação de que a carne esta literalmente desmanchando na boca. Eu sempre peco com queijo (um cheddar excepcional que eles servem) e sem pão. Acho um pecado misturar aquele sabor com qualquer massa, por melhor que ela seja. Ele vem também com cebolas caramelizadas e as melhores batatas fritas que você já provou!

Enfim... Como acompanhamento, não esqueça de pedir um bom copo de vinho tinto e se permita degustar cada mordida como se fosse a última refeição que vai fazer na vida… Acredite… Daqui pra frente, você nunca mais vai associar a palavra hambúrguer a cadeia de ‘junk food’ alguma; afinal de contas… Eu garanto que até Ronald McDonald, se conseguisse uma reserva no Minetta Tavern, não pensaria duas vezes antes de ceder a medalha de Ouro Gastronômica a mais nova criação do sempre brilhante Keith McNally.

Minetta Tavern
113 MacDougal Street
Betw. Bleecker & W. 3rd Street
Nova York - EUA
Telefone: 212-475-3850
Site:
http://www.minettatavernny.com/

(*) Pedro Andrade, carioca, 30 anos, integra o time do programa do Manhattan Connection, do canal GNT. O ex-modelo também apresenta e co-produz três programas na emissora NBC: 1st look, uma espécie de guia da cidade, que aborda temas que vão de culinária a moda; On the rocks, um reality show que busca o melhor bartender dos EUA e assina uma breve coluna semanal, com dicas sobre onde comer, o que vestir e como agir.

4 comentários:

Daniel disse...

Louco por batatas fritas que sou, essa dica me pareceu fantástica!

Michel disse...

Não há lugar melhor que NY pra se comer um bom burguer com fritas!

Anônimo disse...

com pedro do lado, eu ia a qualquer lugar. em ny ou onde fosse. afe maria!!!

Marcus disse...

Aterriso lah Domingo e espero que o Pedro me leve pra provar o hamburger. Depois drinks em algum bar que com certeza um apresentador do On the rocks nao deve deixar por menos.