sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DRINK_ME // Um vencedor e o dicionário da coquetelaria

Quero compartilhar com vocês o drink que tirou primeiro lugar no 34º Campeonato Brasileiro de Coquetelaria realizado em abril deste ano. O prêmio foi dado ao barman Luiz Cláudio Simões e o levará a representar o Brasil no Mundial de Coquetelaria que vai acontecer na China em 2010. Vamos testá-lo!

Shangai Cocktail

Ingredientes
- 30ml Saquê
- 30ml Lichia em purê
- 20ml xarope de maçã verde
- 10ml licor de maçã verde

Preparo
Adicionar todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, chacoalhar bem e servir em taça Martini previamente gelada.

Para os mais cdfs:
Para quem quer se aprofundar mais em alguns termos técnicos usados na coquetelaria, vou relembra o assunto, pois sempre que faço comentários ou passo receitas, acabo escrevendo palavras que para alguns pode parecer “grego”.

Os coquetéis são classificados em:
1. Modalidades
2. Categorias
3. Grupos ou Família


1.Modalidades


- batidos: devido a diferença de densidade dos ingredientes necessitam ser batidos na coqueteleira (shaker) ou no liquidificador para que possam se misturar de maneira uniforme.

- mexidos: para fazê-los, usa-se o copo misturador (mixing glass) e a colher bailarina. Esta modalidade de coquetel é sempre feita com bebidas de densidades semelhantes, devem ser servidos gelados em taça de coquetel, porém sem pedras de gelo.

- montados: são feitos nos próprios copos onde são servidos. Alguns desses coquetéis exigem habilidade do profissional, pois seus ingredientes não devem se misturar. Devem ser montados uns sobre os outros em camadas (layers) que tem cores diferentes, sendo que as mais densas devem ser colocadas primeiro.

2.Categorias

- short drinks: são servidos em copos pequenos como cálice, taça de coquetel tipo martini ou copo "old fashioned". Os short drinks secos e/ou ácidos são aperitivos. Os short drinks doces e/ou cremosos são digestivos.

- long drinks: são refrescantes, feitos com água, soda, sucos, refrigerantes, ou espumantes e servidos em copos longos, geralmente com bastante gelo. Esta categoria não deve ser oferecida para se tomar antes ou depois das refeições, a não ser que o cliente peça.

- hot drinks: são feitos com bebidas quentes tais como: café, chás, chocolates e água, servidas com ou sem álcool. São bebidas estimulantes, revigorantes, servidas normalmente no inverno e em copos estilo irish coffe (copos de vidro refratário e com alças).

3.Grupos e família

- Collins: Long drink montado, preparado com suco de limão, açúcar, club soda e o destilado. Ex.: tom collins.

- Egg Nogs: Coquetéis nutritivos feito a base de leite, açúcar, ovos, canela ou noz moscada e às vezes vinhos fortificados. Podem ser frios ou quentes. ex.: french egg hot, boston egg nog.

- Fizzes: "fizz" = Efervescência. São preparados com açúcar, limão, soda e muito gelo. Todos os ingredientes devem ser batidos e completados com soda. São tônicos, calmantes e altamente refrescantes. ex.: gin fizz.

- Flips: São muitos nutritivos, feitos a base de gema de ovo, vinhos generosos e as vezes açúcar e pulverizados com noz moscada ou canela. ex.: porto flip.

- Grogs: São servidos sempre quentes. São feitos com água fervente, açúcar e rodela de limão espetada com cravo. Sobre este coloca-se o destilado e ateia-se fogo em seguida. Geralmente os destilados são da família do brandy. ex.: grog de calvados ou grog de kirsch.

- High Balls: Long drink, bebida destilada com gelo completado com soda ou ginger ale e um zest de limão. ex.: scotch "highball".

- Juleps: Long drink, feito com hortelã macerada com açúcar servido com
qualquer destilado, geralmente whisky e gelo picado. ex.: "mint julep".

- Pousse Café: Origem francesa. Preparado com licores, destilados e xaropes. Deve-se saber a densidade das bebidas pois são feitas em camadas e não devem se misturar. ex.: "imperial pousse café".

- Sling: Long drink preparados com limão, açúcar, um destilado, um licor e completados com soda.

- Smashes: Smash = esmagar. Se preparam em copo old fashioned com hortelã esmagada com açúcar acrescido de gelo, um destilado e decorado com rodela de laranja, cereja e casca de limão. ex: rum smash.

- Sours: sour = Ácido. São sempre batidos com um destilado, suco de limão e açúcar e às vezes com um pouco de clara de ovo. Ex: Pisco Sour.

- Frappee: Feitos com gelo moído e servido, geralmente em taça de cognac com um licor.

Obs: demora um tempo até decorar estes termos, não se preocupem, é só curiosidade

Fonte: Associação Brasileira de Bartenders (
http://www.assbb.org.br)
O Alquimista dos coquetéis, Paulo Avelino Jacovos

5 comentários:

Paulo Mesquita disse...

é muita informação para engolir a seco. num sai um drink pra acompanhar?

juliana disse...

concordo! Mas é bom para guardar na gaveta!

Anônimo disse...

sempre tem a parte chata, didática,,,mas o resto do blog é só de drinks!

Pedrão disse...

Rodrigo, parabéns pelos detalhes. Estas informações são de muita utilidade, principalmente no dia a dia de um bartender profissional. Quanto ao Shangai Cocktail, de fato me parece ser fantástico. Já gravei a receita, vou replicá-la também no meu blog e experimentar o mais rápido possível! rs... Parabés também pelo blog! Abraços!

lcs disse...

obrigado ao responsavel pelo blog gostei de suas palvaras e queria agradecer de postar o meu drink campeão em 2009, com este titulo me deu o direito de representar o brasil no mundial de 2010 em singapura este drink e muito rico em sabor e refrescante eu sugiro que as pessioas bebam antes d suas refições, ele muito leve e combina facil com varios petiscos que as casas oferecem