segunda-feira, 20 de julho de 2009

EU RECOMENDO // No topo dos Alpes Suíços


Por Alexander Thoele (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Atendendo ao convite do jornalista Rodrigo Caetano, responsável pelo excelente blog Gastronomix, vou escrever hoje um post sobre as delícias gastronômicas da Suíça, país onde vivo e trabalho há sete anos.

Só para contextualizar, segundo o Guia Michelin, a Suíça tem sete restaurantes de três estrelas. Já o GaultMillau 2009 destaca três restaurantes com 18 pontos (o máximo é 20, uma pontuação que nunca foi dada). O que não falta aqui são chefs de cozinha de nome internacional e cardápios proibitivos.

Porém, a minha dica tem "zero" estrela. Ao contrário dos estabelecimentos de luxo, o local oferece o melhor prato típico que já comi no país dos Alpes e também o visual mais estupendo.

Na pequena comuna de Riggisberg, distante apenas 30 quilômetros de Berna, existe uma montanha chamada Gantrisch. Depois de uma boa caminhada, o faminto turista chega em um típico e rústico chalé de montanha, onde está o restaurante Selibühhaus.

Preços módicos e uma comida honesta (aproximadamente, 30 reais o prato). Nesses estabelecimentos quem busca a comida é o cliente. Pedi um rösti (batata ralada e dourada na panela) com uma lingüiça de carne de vitelo com molho de cebolas. Parece pesado, mas com uma cervejinha desce redondo. E no frio das montanhas, não existe melhor alternativa para recuperar as energias e continuar a caminhada. O rösti também pode ser preparado com outras variações como acrescentando toucinho ou queijo.

A outra alternativa durante o inverno é o tradicional fondue, mas que pesa muito no estômago. Para acompanhar: vinho branco ou chá. Esses dois pratos podem ser preparados sem problema no Brasil, mas o difícil é encontrar os ingredientes como a lingüiça de vitelo”

(*) Alexander Thoele trabalha como jornalista na swissinfo.ch e é blogueiro de O Globo (
http://oglobo.globo.com/blogs/suica/ ) e athoele.com

Links sugeridos
http://www.riggisberg.ch/
http://www.selibuehlhaus.ch/
http://de.wikipedia.org/wiki/Gantrisch

Nenhum comentário: