quarta-feira, 8 de julho de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Duas chicas de Almodóvar

Por Rosualdo Rodrigues

Por falar em Espanha 1…
… lembrei-me de Alaska, pseudônimo de Maria Olvido Gara Jova, cantora quentíssima (mexicana radicada na Espanha), apesar de adotar o mesmo nome do gélido estado norte-americano. É “uma figura”, como dizem. Baixinha, tipo gostosa, visual extravagante… Uma personagem que só poderia ter sido moldada na Espanha. Mais exatamente na movida madrileña dos anos 1980 em que se moviam também Pedro Almodóvar e sua trupe. Aliás, Alaska trabalhou com Almodóvar. Era uma roqueira lésbica e sádica no primeiro filme dele, Pepi, Lucy, Bom Y Otras Chicas de Montón.

Também apresentou programa infantil, teves bandas de rock punk/new wave (Kaka de Luxe, Alaska e los Pegamoides), fez carreira solo, se juntou ao Dinarama, assimilando influências de hip-hop e house, e depois criou o Fangoria, que faz música eletrônica bem dançante. Um amigo que mora em Barcelona contou que, toda vez que toca algo dela em alguma boate, todo mundo grita e corre para a pista. Eles lançaram disco este ano, chamado Absolutamente.

Ah, a foto (puxada no Photoshop) é de uma campanha que ela fez contra as touradas.

Por falar em Espanha 2….
… lembrei-me de Rosario Flores. Outra que trabalhou com Aldmodóvar. É a toureira de Fale com ela. Acho que nem todo mundo que viu o filme sabe que ela é cantora muitíssimo popular na Espanha. E faz uma música interessante. Tem um jeito meio gitano de cantar, aquela coisa de Andaluzia, mas com muitos boleros, rumbas, algo bem animado, bem caribenho. Um dos discos mais recentes dela, que recomendo, é Muchas Flores, um feliz trocadilho com o nome dela, claro. Aliás, a música que dá título ao disco é de levantar defunto!

Por falar em espanha 3…
… Ganhei certa vez uma caixa com quatro discos chamada 4 Décadas de Pop Espanhol. Cada um dos CDs é dedicado a uma década (60, 70, 80 e 90) e tem uns nomes de bandas curiosos: Las Madres del Cordero, Hombres G, Runi y los Casinos, Um Pinguino em mi Ascensor, Negros S/A, No me Pises que Llevo Chanclas, Greta y los Garbos, El Regalo de Silvia, Pabellon Psiquiátrico, El Mecânico del Swing, Sex Museum...

Não estou a par de lançamentos mais recentes, mas quem quer quer conhecer a música espanhola não deve deixar de ouvir:

1 ) La oreja de Van Gogh (rock)
2 ) Chavela Vargas (uma cantora das antigas)
3 ) Joaquin Sabina (pop)
4 ) Juan Manuel Serrat (flamengo)
5 ) Mina (cantora das antigas)
6 ) La Union (pop-rock)
7 ) Presuntos Implicados (pop-rock)
8 ) Julio Iglesias (?!!!!!!)
9 ) Alejandro Sanz (pop romântico)
10 ) Amaral (pop)

3 comentários:

Geisa disse...

Hum... Tá difícil sair uma lista com esse tema. De todos que conheço que cantam em espanhol, só o Sanz e os Iglesias são hispânicos.
Serve uma lista de músicas cantadas em espanhol por cantores não espanhóis? Essa sairia fácil...

Geisa disse...

Acabei me esquecendo de elogiar o post. Tá o máximo! Adoro novidades!

Rosualdo Rodrigues disse...

Eita Geisa, músicas em espanhol já dá outro post. Peraí. E thanx pelo elogio.