domingo, 7 de junho de 2009

GASTRONOMIX // As frutas do Mercado Municipal de SP

Fico em estado de êxtase quando chego ao Mercado Municipal de São Paulo. A vontade é de querer explorar cada metro quadrado do ambiente. Quem ainda não teve a oportunidade de passar por lá, vale a visita. É possível encontrar de tudo um pouco: temperos, queijos, azeites, frios, mariscos, peixe, legumes, verduras... e frutas.

Pronto. Cheguei ao ponto. As frutas. Nunca vi uma maçã tão grande quanto a de lá. Peguei, perguntei e tirei foto (acima). O dono da banca não gostou muito não, pois acabei meio que bagunçando a disposição - milimétrica - da barraca.

E as de origem asiática. Pitayas (branca, amarela e vermelha), lichias, rambutam. Elas têm aspecto meio estranho, áspero por fora. Mas, ao parti-las, uma explosão de cores e sabores. A pitaya e a lichia são suaves e refrescantes. Já experimentou fazer uma caipiroska de lichia?

Pitaya vermelha

Pitaya amarela

Lichia - a queridinha da estação

Andando pelo meio da multidão, também você encontra as frutas do Cerrado. Pequi, Baru, Araticum, Atemóia. Elas estão podendo, estão bem valorizadas pelos chefs que transformam seus aromas e gosto em iguarias à mesa. Na capital de Goiás (terra do pequi, de que não sou muito fã – ver ao lado Guia Goiânia), comi um purê surpreendente. Bem gostoso.
Atemóia

Olha essa banca de caju – eleita a fruta perfeita pelo chef espanhol Ferran Adriá, na sua visita ao Brasil no ano passado. Ele ficou estupefato em saber que tudo da fruta era aproveitado. A Revista Gula traz, na edição de maio, uma reportagem bem interessante esse mês com a fruta. Faz-se de um tudo com ela. No restaurante Oscar (ver Guia Brasília), tem um trio de sobremesas à base de caju.

Caju reluzente

As frutas vermelhas brilhavam na minha frente. Morangos, amoras e cerejas. São vendidas, na maioria das bancas, fora da caixa. Assim, você pode escolher e não passar raiva ao comprar uma caixa de morangos, que vem os grandões em cima e os minúsculos escondidos – o cúmulo da esperteza, né.

Cerejas

Tem as de nome esquisito. No Brasil, ditas exóticas: Mangosteen, Granadilla, Canisteu, Abiu.

Mangosteen e Granadilla (amarela)

Por último, queria falar da melancia. Pra mim, depois do Kiwi, é a fruta mais bonita que tem. Quando se corta, vê-se aquele contraste do verde com o vermelho pintadinho pelos caroços. Pode ser uma visão meio romântica, mas vejo beleza ali. Teve até um dia me deparei com um caminhão que, repleto de melancias, não se segurou em uma curva e cabummmm. Foi melancia para todos os lados. No chão, elas estavam belas, com seu vermelho sangue e verde rajado.

Bom, vem mais mercado em posts aqui do Gastronomix. Aguarde.

Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo
Telefones: (11) 3228 0673 e 3227 6879
Site: http://www.mercadomunicipal.com.br

Nenhum comentário: