sexta-feira, 5 de junho de 2009

DRINK_ME // Irish Coffee – opção para o inverno


Por Juliana Raimo

Particularmente, não sou muito fã de café. Mas levando em consideração que está fazendo um frio do cão, resolvi sugerir um drink quente para confortar nosso corpo e alma. Escolhi o drink Irish Coffee. Como também não tinha muita experiência com este drink resolvi além de passar a receita tradicional experimentá-lo em algum restaurante paulistano. O eleito foi o aconchegante *Zena. Então, seguem duas versões do drink.

Um pouco de história
Em 1942, a pedido de um cliente, o chefe de salão Joe sheridan, do bar do pequeno aeroporto Shannon, na cidade de Foynes, misturou uma dose de whisky irlandês com café preto bem quente. Mais para frente Joe aperfeiçoou seu coquetel acrescentando sobre o topo da bebida creme de leite fresco batido, tornando o cocktail mais suave e cremoso. Esta é a receita como conhecemos até os dias de hoje.

Irish Coffee (tradicional)

Ingredientes
- 40 ml de whisky irlandês
- 30 ml de creme de leite fresco batido
- 80 ml de café quente
- 1 colher de bar de açúcar

Preparo
Montar em um copo similar ao da foto acima. Misture o Whisky, o café quente e o açúcar. Coloque o creme de leite por cima despejando-o sobre as costas de uma colher de bar (para cair lentamente). Sirva sem misturar.

Irish Coffee (criado pelo barman Ivan do restaurante *Zena)

Ingredientes
- Whisky irlandês (Jameson)
- Chantily (versão mais prática)
- Café expresso quente
- Licor baileys (substitui o açúcar)

Preparo
Montar em um copo similar ao da foto acima. Misture o Whisky, o café quente e o licor. Coloque o chantily por cima. Sirva sem misturar.

Dica: Além do Irish Coffee, o barman Ivan nos serviu um after eight bitter criado no restaurante que vale a pena experimentar. O nome do drink é Gênova.

Restaurante Zena
Rua Peixoto Gomide, 1901
Jardim Paulista - São Paulo
Telefone: (11) 3082 9362
Site:
www.zenacaffe.com.br

Fonte: Portal dos coquetéis_barman Paulo Avelino Jacovos -
www.portaldoscoquetéis.com.br

Nenhum comentário: