segunda-feira, 8 de junho de 2009

EU RECOMENDO // Copa Café e o clima bossa nova


Por André Fischer (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Tem crescido imensamente as opções gastronômicas no Rio nos últimos anos. A entrada de restaurantes paulistas no fim da década passada animou a cidade, que vivia acomodada com seus poucos restaurantes estrelados com cardápios pouco imaginativos. No entanto, ainda hoje, poucos são os lugares que conseguem oferecer uma boa cozinha com a vista para o mar. O Bar d´Hotel no Leblon já teve seus dias de glória, e até hoje os restaurantes de hotéis na orla nunca conseguiram emplacar como alternativas reais para não-turistas.

Uma das raras exceções é o Copa Café (foto), que desde sua inauguração mantém a boa cozinha contemporânea. Como não lota mais como no começo, voltou a ser uma opção viável para quem chega sem reserva ou quer comer depois da meia noite.

O cardápio sofre alterações eventuais, mas que, na verdade, apenas trocam os acompanhamentos e molhos entre pratos. Os patos e as carnes são sempre ótimas opções. O Copa Café tem ainda um excelente bar, clima bossa nova romântico e uma das melhores relações custo-benefício. E oferece ainda quatro mesas com vista para a praia de Copacabana no mezzanino. Insista com o maître por uma delas.

E uma diquinha paulistana para quem se arrisca na cozinha e gosta de sabores orientais é o Marukai, super mercado oriental no coração da Liberdade. Todo tipo de iguaria. Conservas de alga nori com gergelim, as mais baratas e bem servidas bandejas de todo tipo de cogumelos de São Paulo, bardanas parrudas e frescas, refrigerantes de aloe vera por menos da metade do preço dos Mundo Verde e uma enormidade de saquês a um terço do preço dos supermercados. Im-per-dí-vel. Aberto todos os dias das 9h às 19h”.

Copa Café
Avenida Atlântica 3056
Copacabana - Rio de Janeiro
Horário: 19h-2h
Telefone: (21) 2235 2947

Supermercado Marukai
Liberdade - São Paulo
Telefones: (11) 3208 0176, 3207 8202 e 3208 7225.
Site:
http://www.marukai.com.br

(*) André Fischer é editor-chefe da Revista Junior e criador do site Mix Brasil, o maior portal gay da America Latina. É autor de livros, como Dicas de sexo para mulheres e Sozinho na cozinha. Ele também escreveu a coluna GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) da Revista da Folha de 1996 a 2006, onde abordou os mais diversos problemas dos relacionamentos gays. Fischer o idealizador e co-diretor do Festival Mix Brasil de Cinema e Video da Diversidade Sexual . Atualmente, escreve o blog do André
http://afischer.blog.uol.com.br/ .

Nenhum comentário: