![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyAMrh76Jtw8M-ogzyYXxpSq1G7oevL-H_9A9v8DRztkuI0EJ3Ds-r1e-edYZPOAYgJCJUbNRGhhcViV62X8xyfKBuph-e1RGox-s_hclxBmPoa6npBDD4OIKJ_pKiUE7a9KB3KCKK4RCU/s320/olivia.jpg)
Por Olivia Byington (* )
Convidada especial do Gastronomix
No passado, ele se chamava Lulu e sua dona, Nicky Chaves Barcelos, já servia bons quitutes da cozinha italiana com o charme diferenciado de mulher na cozinha. Depois veio a sociedade com o ilustre carioca João Luiz Garcia (o mesmo que deu nome ao delicioso Garcia e Rodrigues, point gastronômico do Leblon) e, juntos, transformaram o Lulu no Lorenzo Bistrô.
Em meio à paisagem bucólica do Jardim Botânico, os cariocas que adoram comer bem sem pompas e salamaleques ganharam o lugar mais agradável do Rio nos dias de hoje. Lá já encontrei Ed Motta, Renato Machado, Paulo Bertazzi, Vic Muniz, conhecidos apreciadores de bons vinhos e boa mesa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjy6t2xbOQ3QpRCACtgi2Ogdl4RyolDVHYQvlUB3764Mzx7kpU0Ld1bhTQl6GVioN0VgP8WaTmRyDMujegvRLJlpS7byruSSXyjAO1VrY0xI3D8A4I8uoejDnkeABcbdCZOsKB4SBwMpnDu/s320/lorenzo.jpg)
O casal, que sempre viajou muito e tem enorme bom gosto, conseguiu fazer com charme um cardápio extremamente equilibrado e apetitoso. Começando pela cabeça de alho assada no couvert onde os dentes graúdos de alho se soltam de dentro da casca para se juntar à focaccia e ao grissini delicadíssimos feito in loco. Nas entradas, sugestões clássicas de bistrô, como steak tartare e les oeufs pochés, se apresentam ao lado de misturas ousadas como o Vitello Tonnato, rosbife de vitela com molho de atum, alcaparras, limão e parmesão.
Pratos principais de peso, como Boeuf Bourguignon (onde Janjão declara sua parceria com o papa da culinária francesa Paul Bocuse) e um já lendário Poulet rôti, cèpes et oignons caramelisées que corre a fama de ser melhor ou tão bom quanto o do L’Ami Louis de Paris. Uma sobremesa que leva os amantes do açúcar ao êxtase é o Cheese cake de banana com sorvete de baunilha.
Os vinhos mereceriam uma coluna exclusiva para eles, pois o nosso amigo Janjão é enófilo de primeira e foi buscar no Vale da Leyda a 14 km do oceano pacífico no Chile, sua “Single Vineyard Vintage Selection”, que é uma ‘assemblage’ de castas típicas de Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah e Carmenere. O rótulo leva o nome do casal Nicky e Janjão. Custo benefício dez, com charme e boa gastronomia de sobra.
Lorenzo Bistrô
Rua Visconde de Carandaí, n° 2
Jardim Botânico - RJ
(21) 3114 0855
(21) 2294 7830
( * ) Olivia Byington é cantora e lançou recentemente o CD Perto (já comentado na coluna Ao Pé do Ouvido, aqui no blog). O disco traz parte do repertório do show A vida é perto, que ela apresenta nos próximos sábado e domingo em São Paulo, no Teatro Fecap (Liberdade), às 19h. Imperdível.
Um comentário:
ADORO A OLIVIA. NÃO VOU AO SHOW PORQUE NÃO VOU ESTAR EM SÃO PAULO. MAS COM CERTEZA VOU AO BISTRÔ QUANDO ESTIVER NO RIO.
ALBA
Postar um comentário