terça-feira, 2 de junho de 2009

GASTRONOMIX // A boemia passa pelo Leite


Ambiente discreto e acomchegante em tons esverdeados
Em Recife, quem foi ou é boêmio já se sentou à mesa do Restaurante Leite. Em visita recente à cidade, não pude deixar de passar por lá. Não que seja um autêntico, mas queria me encontrar com a boemia local. E assim, foi.

Estava com Carolina Oliveira, uma colega de trabalho, que, no início, não botou muita fé de ficarmos no local. Estava cheio para um rápido almoço. Os 160 lugares ocupados. Pelo que já li por aí, o Leite sempre enche. O restaurante é um dos mais antigos do Brasil em funcionamento. Quiçá o mais. Existe desde 1882 e foi fundado pelo português Armando Manoel Leite de França. Já passaram por aquelas mesas personalidades importantes como Assis Chateaubriand, Juscelino Kubitschek, Jean-Paul Sartre e Orson Welles.

Além da atenção do staff (contei 13 garçons), você é recepcionado por uma armadura de metal bem em frente à porta. Talvez, ela ganhe vida se algum engraçadinho sair sem pagar a conta. Aprumados em um canto com boa visão do Leite, fomos atendidos rapidamente. Para começar os “trabalhos”, um couvert farto e simpático (R$ 4,80 por pessoa) e uma taça de Martini (R$ 8,50).
Couvert tradicional e bem servido para duas pessoas

Martini com receita original
Papo vai, papo vem. Pedimos o almoço. Eu, um risoto com uma carne vermelha com molho de funghi. E Carol, um frango ao molho roquefort e um risoto à piamontesa. Estava gostoso, mas esperava um pouco mais. Talvez possa ter sido a enorme quantidade de arroz (não próprio para risoto).

Frango com roquefort e risoto à piamontesa

Carne com molho de funghi e risoto de cogumelos
A sobremesa foi devorada em poucos minutos: uma legítima cartola – banana, queijo coalho, açúcar e canela salpicados – acompanhada de sorvete de creme. Essa sem retoques.

Esse parto tem apenas meia porção da cartola

Se você for à Recife, vale uma visita ao Leite. Parece que você está num encontro de intelectuais que conversam embalados por drinks. Sua tradição, sua decoração antiga (bem cuidada, com móveis de mais de 70 anos), o atendimento e a comida valem o ingresso. É bom fazer parte dessa longa história.

Restaurante Leite
Praça Joaquim Nabuco, 147
Santo Antônio – Recife
Telefone: (81) 3224 7977

Nenhum comentário: