quinta-feira, 4 de junho de 2009

GASTRONOMIX // O grego do Centro de SP


Renato Strauss e Priscila Lambert, dois colegas paulistas de trabalho, me disseram: “Quando for à São Paulo, não deixe de ir ao grego do Centro. É um senhorzinho que atende, Lá é bem legal”.

O grego referido é o restaurante Acrópoles, tocado pelo Thrassyvoulos Petrakis, desde 1959. O restaurante fica na Rua da Graça, perto do Museu de Língua Portuguesa, Estação da Luz e Pinacoteca. Dá para ir a pé almoçar, depois de ter feito um programa cultural.

O ambiente é bem simples. Azeites e vinhos em prateleiras pelo local, tons de azul claro e branco nas paredes e papel com o timbre forrando as mesas de madeira. O diferencial é que não há cardápio. Você é atendido, o garçon te explica o que tem e você monta seu prato no fim do restaurante, onde há um balcão pequeno que dá acesso à cozinha.

Primeiramente, é servida uma típica salada da região. Para temperá-la, sal e azeite grego que, segundo Seu Trasso (como é chamado), é o melhor de todos. Em seguida, você pode escolher alguma das opções do dia.

Como estava acompanhado por amigos, consegui experimentar um pouco de cada prato como o mussaká (foto - torta de berinjela, batata e carne), risoto de frutos do mar, lula recheada e o misto – um pouco de cada prato de frutos do mar.

A conta final (prato mais cerveja) deu cerca de R$ 50,00 por pessoa. Um pouco salgado, né? Mas o tempero do senhorzinho grego foi aprovado, assim como sua simpatia e atenção.

PS: Recentemente, abriu uma filial do restaurante Acrópoles nos Jardins. Esse é tocado pelos filhos do Seu Trasso. Ainda não fui lá para checar se o tempero é repassado também pelo DNA.

Restaurante Acrópoles
Rua da Graça, 364
Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3223 4386

Rua Haddock Lobo, 885
Jardins – São Paulo
Telefone: (11) 3063 3991
Site:
http://www.restauranteacropoles.com.br

Um comentário:

jwl disse...

Hola Rodrigo,
Tudo bem? Esse restaurante é tudo de bom!!! jardins ou Bom Retiro...mussaká+vinho Kouros Patras Branco+ouzo+Baclava=Estou na Grécia.
A última vez foi nos jardins só faltou música (som estava quebrado que pena???!!!). Gosto muito da cozinha grega e do povo. Boa dica!!! Parabéns.
abraços
Will