terça-feira, 5 de maio de 2009

GASTRONOMIX // Presente que vem do Pará


Era aniversário de um amigo. E, ao invés de comprar presentes, resolvi oferecer um jantar a ele e seus convidados. Para mim, uma forma prazerosa de reunir pessoas queridas e fazer o que gosto: aventurar-me na cozinha.

Primeiro, monto o cardápio, compro os ingredientes e faço o jantar. Os convidados levam as bebidas, usualmente, vinho ou espumante. Foi assim que fiz num sábado desses. O ritual da pesquisa é fascinante. Mergulhei em várias revistas e livros durante uma semana e fui decidindo o que fazer. O menu desse jantar ficou assim:

Primeira entrada
- foie a gras com geléia de capim santo, servido com pão de linhaça e pão de alecrim feitos na hora (Suzana me ajudou ao fazer os pães em casa e levá-los prontos)

Segunda entrada
- Espetinho de camarão com manga e abacaxi preparados na redução de aceto balsâmico e mel. Servido com molho vietnamita


Primeiro Prato
- Salada de agrião, rúcula, cebola roxa, lascas de parmesão e molho especial de pimenta e açúcar mascavo

Segundo Prato
- Robalo com crosta de Castanha-do-Pará e mousseline de batata baroa


Sobremesa
- Mousse de café e chocolate amargo

- Café expresso, licor e vinho do porto

No post de hoje, vou passar a receita do prato principal. Em breve, o passo a passo das outras etapas. Vá por mim, não se assuste. Com boa vontade, o prato sai bacana. Bora lá pra cozinha...

Robalo com crosta de Castanha-do-Pará e mousseline de batata baroa

Ingredientes
- 1,5 kilo de robalo
- azeite
- sal e pimenta a gosto

Crosta paraense
- 125g de farinha amarela
- 100g de manteiga
- 65g de castanha-do-Pará triturada
- 1 colher de chá de manjericão picado
- ½ dente de alho picado
- ¼ de suco de limão
- sal a gosto
- pimenta moída na hora

Mousseline
- 1,5 kg de batata baroa
- 300ml de creme de leite fresco
- 120g de manteiga
- sal e pimenta a gosto
- nirá (para enfeitar)

Preparo
Crosta paraense

Misture a farinha de mandioca com as castanhas trituradas. Tempere com sal e pimenta agosto. Adicione o suco de limão, a manteiga e o manjericão picado para perfumar a mistura. Reserve em um prato.

Peixe
Tempere as postas de peixe com sal e pimenta a gosto. Em seguida, em uma frigideira quente, coloque o azeite para selar o robalo dos dois lados. Reserve os peixes, deixe esfriar um pouco e disponha a crosta paraense por cima de cada filé. Antes de servir, aqueça o forno a 180C, e leve os peixes ao forno por 10 minutos para ele cozinhar e deixar a crosta crocante.

Mousseline de batata baroa
Cozinhe as batatas com casca, na água e sal, até que fiquem moles. Tire a casca e coloque as batatas no liquidificador. Bata com um pouquinho da água em que foram cozidas. Provavelmente, você terá de repetir o processo duas a três vezes. Pegue o creme do liquidificador (que deve estar com consistência bem lisa) e vá despejando em uma panela. Assim que terminar todo processo, acenda o fogo e deixe a água evaporar um pouco para que a mousseline fique mais encorpada. Adicione na panela, aos poucos, a manteiga e o creme de leite fresco. Tempere com um pouco de pimenta e regule o sal.

Montagem
Pegue uma concha e coloque num prato, de preferência fundo, a mousseline de batata baroa. Em seguida, disponha a posta do peixe em cima desse creme e finalize com um ramo de nirá (facilmente encontrado em frutarias japonesas). Bom apetite!!!

8 comentários:

Rachel Verano disse...

Rodrigo, parabens pelo blog, está uma delícia! Mal consegui ver do Myanmar, a internet é controladíssima por lá (e depois me enfiei na selva...). Bjs.

Anônimo disse...

Caro Rodrigo,
Parabéns pelo blog e que jantar fiquei com água- na-boca.
abraço
Will

Rodrigo Caetano disse...

Olá Rachel,
que bom que já está em "terra firme". E que bom que está curtindo o blog. Minha gente, a Rachel é uma moça bem saidinha que está dando uma volta bacana ao mundo. Ela está na coluna EU RECOMENDO. Vejam o que ela diz da Tailândia. Imperdível. Rachel, bjos para vc e continue nos acompanhando.
Rodrigo Caetano

Rodrigo Caetano disse...

Will,
em breve, as próximas receitas dos outros pratos. Vale a pena tentar. Quando fizer, me conta o resultado.
Abs
Rodrigo Caetano

Anônimo disse...

ro, que delicia! No meu niver vou querer este luxo de jantar exclusivo tb!! Bjo grande Ju.

Melinha disse...

A receita parece muito boa mas pra mim é estranha demais, gostei mesmo foi do licor, você sabe, gosto muito de licor.

Anônimo disse...

Eu estava lá e posso falar...unbelievable!
De novo! De novo!
Vitor Nunes

Anônimo disse...

Rodrigo, seu site é o máximo! Me dá uma dica boa pra fazer um atum em postas, se possível pra quem não é boa de cozinha. Ia adorar uma dica sua! Mas estou em DC... Longe dos temperos brasileiros. Sucesso! Bjs, Fabiana Santos