terça-feira, 19 de maio de 2009

GASTRONOMIX // Gijón, fabada e sidra...


Gijón é muito simpática. De clima ameno, a cidade tem um parque belíssimo, chamado Isabel La Católica, cheio de patos, lagos, pontes, esculturas e muitos bancos para desfrutar o dia. Atravesso-o todos os dias. Caminho do hotel até o Palácio dos Congressos, onde está acontecendo o VI Congresso Mundial de Bioética, que participo.

Antes de embarcar para Gijón, perguntei ao meu colega de trabalho, o jornalista Wladimir Gramacho, que já morou por essas bandas da Espanha, o que era mais tradicional na gastronomia daqui. Ele me disse que não poderia deixar de comer fabada e tomar sidra, um espumante feito de maçã.

A fabada (foto) está provada e aprovada. É uma espécie de feijoada “espanhola”, mas feita com feijões grandes e brancos com algumas carnes e lingüiças. Bem saborosa. Há um caldo em que esse feijão é cozido igualmente saboroso. Acreditem, consegui a receita da original (depois passo)!!! Ainda não consegui tomar sidra, por conta do ritmo intenso do congresso.

Na primeira noite, o grupo de bioeticistas foi para o restaurante Amalur, que está no Hotel Abba Playa Gijón (4 estrelas). Estava meio tímido para pegar a máquina e registrar os pratos do jantar com mais de 20 dos maiores especialistas mundiais em Bioética. Só no dia seguinte, perdi esse pudor e tirei fotos (ahhh, tirei mesmo) na hora do almoço, que foi no mesmo restaurante do jantar. Chamou minha atenção o tempero picante da azeitona. Parecia mergulhada numa sardela. Vejam a sequência que foi acompanhada pelo vinho Viñas Del Vero 2008 (Cabernet Sauvignon e Merlot):

Azeitonas temperadas

Manteiga com damascos para os pães

Salpicão de peixe e lagostins com molho especial Amalur

Baby porco assado no formo com salada

Torta especial de amêndoas

À noite, o grupo latino americano de especialistas, do qual faço parte, foi ao Parador Molino Viejo – uma casa tradicionalíssima na Espanha com 80 anos de vida. O ambiente é interessante, pois o restaurante funciona num antigo moinho – reformado para abrigar um hotel. A decoração é clássica; as mesas, bem postas e os lustres, com estilo europeu e medieval.

A tradição de uma boa comida foi comprovada com o confit de pato, extremamente macio. O atendimento também é impecável. Duas pessoas para atender cada mesa. Não dei conta de comer a sobremesa, mas tomei um café expresso esplêndido, da Guatemala

Salada de bacalhau, laranja e vinagrete de beterraba

Confit de pato com alcachofras

Amalur
Hotel Abba Playa Gijon
Avenida Doctor Flemming, 37
Gijón - Espanha
Telefone: 985 000 000

Parador Molino Viejo
Parque Isabel La Católica s/n
Gijón - Espanha
Telefone: 985 370 511

7 comentários:

Janaina disse...

Nossa, Rodrigo. Deu água na boca esse post.

Anônimo disse...

Que França que nada! A Espanha é que é a terra da gastronomia!

Tuca disse...

Essa torta especial de amêndoas me lembrou os Travesseiros de Sintra.

Rosualdo Rodrigues disse...

Peraí, a "fabada" nada nmais é que a "favada" que se come aos montões na Paraíba!!!

Rodrigo Caetano disse...

Nao resisti. Na hora do almoço (aqui sao 5 horas a mais do que em Brasília), comi fabada de novo. Rosu, essa é asturiana. Deixa de bairrismo (risos).
Abs a todos
Rodrigo Caetano

jwl disse...

Blz Rodrigo,

Isso sim é uma Viagem dos Sabores!!! Pela Minha querida Espanha, mas vinos e tapas e alta gastronomia estamos esperando.

abrazo
Will

Anônimo disse...

Um grupo latino americano de especialistas, só no salpicão, no baby porco e na fabada. Hot!