quarta-feira, 20 de maio de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Música para coquetéis

Por Rosualdo Rodrigues

O Nouvelle Vague pode não ter sido o primeiro, mas foi quem detonou a onda de regravações de pop e rock em versões, digamos, para trilha sonora de coquetel. O grupo francês – na verdade um coletivo de músicos, com vocalistas que se revezam – lançou dois discos com músicas dos anos 80 completamente transformadas. Joy Division, The Cure, Echo and the Bunnymen, Blondie... Tudo virou bossa nova, jazz ou qualquer coisa mais amena nas mãos do Nouvelle Vague.

Não sei o que os roqueiros ortodoxos pensam a respeito, mas acho divertido e de bom gosto. E um monte de gente também. Tanto que daí vieram centenas coletâneas de lounge, cada uma trazendo uma novidade. Uma que acaba de sair, Sarau – Casa do saber, tem uma versão de Never there, do Cake, meio sambinha, vocal feminino, supercool, e Lithium, do Nirvana, feito chorinho. Outra coletânea, Hotel Emiliano, traz Born to be alive, sucesso dançante dos anos 70, de Patrick Hernandez, quase irreconhecível.

Tem outros discos ótimos, como Martini Time Vol. 3 - Exotic lounge and jazz treats for cocktails, que traz Spinning wheel, do George Michael, Message in a bottle, do The Police, e Dancing queen, do Abba, todas deliciosamente vestidas para um drink no fim de tarde. Outra, L'aperitivo italiano style, faz o mesmo com Can’t get you out of my head, de Kylie Minogue, Please, please, please, let me get what I want, do The Smiths, e Psycho killer, do Talking Heads. Imperdíveis.

E não dá para não falar do Montefiori Cocktail, dupla de irmãos italianos, Francesco e Federico Montefiori, que desde 1997 cultiva a mania de pegar tudo quanto é música e dar uma roupagem anos 50, 60... De Jump, de Madonna, a Seven nation army, do The White Stripes. De Crazy, do Gnarls Barkley, a Light my fire, do The Doors.

Fiz uma listinha de 10 mais do gênero:

1. Crazy (de Gnarls Barkley), Montefiori Cocktail
2. Born to be alive (de Patrick Hernandez), Julie Depardieu & Moto
3. Blue monday (de New order), Nouvelle Vague
4.This is not America (de David Bowie), Juliette Lewis
5. Never there (de Cake), Vanessa Falabella
6. When doves cry (de Prince), Nadeah
7. Material girl (de Madonna), Cassandra Beck
8. Billie Jean (de Michael Jackson), Jamie Lancaster & Karen Souza
9. Love will tear us apart (de Joy Division), Nouvelle Vague
10. Call me (do Blondie), Skye

Para quem quiser ouvir na internet:

Martini Time Vol. 3 - Exotic Lounge and Jazz Treats for Cocktails
http://www.emusic.com/album/Montefiori-Cocktail-Martini-Time-Vol-3-Exotic-Lounge-and-Jazz-Treats-MP3-Download/11336178.html
L'Aperitivo Italiano Style
http://www.emusic.com/album/Montefiori-Cocktail-L-aperitivo-Italiano-MP3-Download/11083547.html
Nouvelle Vague
http://www.nouvellesvagues.com/

Um comentário:

Daniel disse...

Eu também acho essas nova roupagens o máximo!