quarta-feira, 13 de maio de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // A irmã de Marisa Monte


Por Rosualdo Rodrigues
Irreversíveis foi um desses discos que pesquei por mero acaso nas prateleiras da Livraria Cultura. Sem qualquer informação prévia, ouvi, gostei de cara, comprei – sim, faço parte do seleto clube dos que ainda compram CDs. Depois descobri que Carol Monte, que forma a dupla Irreversíveis com Leo Benitez, vem a ser a irmã mais nova de Marisa. A Monte. Claro que, sendo a outra a superultramegaestrela da nossa música, a referência tem que ser feita, mas o trabalho do Irreversíveis se sustenta longe do parentesco.

Carol faz o tipo descolada, visual moderninho, tatuagens. Passou parte da adolescência nos Estados Unidos e, quando voltou, se juntou a Benitez para fazer música eletrônica. Pop em essência, música despretensiosa, de fácil assimilação, mas inteligente, charmosa, com personalidade própria – tanto quanto é possível ser a essa altura do campeonato, em que tudo parece já ter sido feito em matéria de música pop. E bacana é que, apesar do rótulo “música eletrônica”, as canções passam longe da frieza dos computadores, têm (muio) calor humano.

O disco que encontrei na Cultura é o segundo da dupla, o primeiro lançado por uma grande gravadora – no caso, a Som Livre. São dez faixas deliciosas, quase sempre dançantes, quase sempre românticas, com qualquer coisa de diferente mesmo quando parecem cair no óbvio das canções de amor – melhor exemplo: Tudo que eu queria (uma das que ouço, reouço e ouço de novo). Tem também uma ótima versão de Wave, o clássico de João Gilberto, nada bossa nova, que pode ser conferida no My Space da dupla: http://www.myspace.com/irreversiveis. Também podem ser ouvios trechos de todas as músicas no site http://www.slap.mus.br/?11303/artista/Irreversiveis

Ah, detalhe importante: ao contrário da irmã famosa, Carol não canta, só compõe e mexe os botõezinhos junto com Leo Benitez, esse sim responsável pelos vocais.
(Foto: tomada emprestada do site Ego)

2 comentários:

Anônimo disse...

Fique bem informado, lendo Ao pé do Ouvido, parabens Rosualdo.
Gorete

Anônimo disse...

Adorei o visu da moça! Só falta conferir o som.