terça-feira, 28 de abril de 2009

GASTRONOMIX // Nordeste Culinária vai até dia 30


Quem estiver ou passar pela capital alagoana pode conferir, entre os dias 28 e 30 de abril, o festival Nordeste Culinária 2009. O evento reflete a valorização da gastronomia regional, principalmente, a que usa e mistura ingredientes da culinária nordestina. Estudantes, chefs, empresários e profissionais da gastronomia podem conferir uma extensa programação, aulas-show e degustações. Estima-se que mais de 17 mil pessoas sobrevivam de atividades ligadas à gastronomia em todo o Nordeste do país.

Os chefs Rodrigo Oliveria, Nilson Silva, André Generoso, Jorge Bandeira, Gustavo Rocha, Alexandre Bispo, Thiago Maia, Michaela Fonseca, Sônia Menezes e Fabrice Le Nud já confirmaram presença. Oliveira, proprietário do restaurante Mocotó (SP) vai falar sobre a produção de pratos que levem queijo coalho e carne de sol, dois grandes patrimônios da culinária do Nordeste. Ele divide a aula com o chef paraibano, Wanderson Medeiros.

Veja a programação: www.nordesteculinaria.com.br

Um comentário:

Usuale disse...

Oi
Aí vai uma receitinha para esquentar o inverno que está chegando!: Gratin de Quenalles e Fondue
Ingredientes: 4 ovos separados / 100 ml de vinho branco seco / Sal e pimenta-do-reino à gosto / 100 g de parmesão ralado

Para o fundue: 200 g de creme de leite / 100 g de gruyère ralado (ou outro que derreta facilmente).
Para servir: Cebolinha verdeParmesão ralado
Modo de preparo: Coloque as gemas e o vinho numa bowl em banho Maria e bata com o fue a ponto de fio, retire e deixe esfriar.Em outra travessa, bata as claras em ponto de neve e junte suavemente às gemas, acrescente o sal e a pimenta. Reserve para as quenelles.
Para o fundue:
Leve o creme de leite para ferver junto com o gruyére até derreter, usando o fue e despeje em 4 pratos fundos. Faça quenelles com a mistura de claras/gemas, usando 2 colheres e coloque-as sobre o fundue. Polvilhe com o parmesão e asse em fogo médio por 10 minutos. Salpique com a cebolinha.
Confira pelo site: http://www.viasites.com.br/culinaria.htm