quarta-feira, 29 de abril de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // CD do Caetano, DVD da Vanessa

Por Rosualdo Rodrigues

Quem aqui ouviu o disco novo do Caetano Veloso? Um... dois... E quem não ouviu mas leu a respeito? Um, dois, quatro, dez, vinte...!!!! É curioso como lançamento de disco de Caetano Veloso assanha os jornalistas de segundo caderno, que parecem não esperar a hora para usar o disquinho como motivo para elocubrações e, de preferência, falar mal. Não admitem que Caetano chegou a tal nível de excelência que, mesmo ruim, é melhor que a média. Torceram o nariz para Zii e Zie, um disco bom. E o pecado dele é esse. Ser só um disco bom. Querem mais do Caetano.

Zii e Zie é meio estranho a princípio. O som da Banda Cê caía como uma luva nas músicas do disco anterior, mas soa muito áspero nos tais "transambas" deste. Só que depois de duas audições percebe-se ali um disco bonito, que alterna o Caetano discursivo e o Caetano lírico... Embora eu ache que ele venha se tornando cada vez mais melancólico e cerebral, a anos-luz da singeleza de Cores, Nomes, por exemplo. Bom... mas cá estou elocubrando sobre Caetano Veloso, quando, já disse, o melhor mesmo é ouvi-lo. Faça isso. No mínimo, você vai adorar A cor amarela, a mais alegre, dançante e pop do disco.

Mudando de assunto, chega sexta-feira às lojas o DVD Multishow ao vivo: Vanessa da Mata (e o respectivo CD). É um bonito show. Foi gravado a céu aberto em Paraty, em frente àquela igrejinha que é o mais famoso cartão postal da cidade, num final de tarde, noite chegando. Isso somado à beleza natural do cenário dá um clima todo especial ao show. E Vanessa, que é uma simpatia, está cada vez mais à vontade no palco, cantando principalmente músicas do Sim, mas também dos dois discos anteriores.

No final, já noite, ela cantando As rosas não falam diante do casario, acompanhada de cordas, tem certo ar de sonho, é emocionante. Aliás, essa a Um dia um adeus, do Guilherme Arantes. Fora as duas, só tem mais uma música não gravada por ela antes, a brejeiríssima Acode, balanço meio afro de não deixar ninguém parado (ela compôs há uns dez anos e já foi gravada por Sérgio Mendes).

Além disso, o DVD traz pequeno documentário sobre a turnê que a cantora fez pela Europa em abril, com muitas imagens das diversas cidades por onde passou. Um dos momentos mais interessantes é o encontro com Ben Harper (que gravou com ela Boa sorte). Coincidentemente, ele estava se apresentando na mesma cidade e a convidou para passar no show dele quando terminasse o dela. Como os dois eram no mesmo horário, ele esticou a apresentação até que Vanessa chegasse para cantarem juntos.

Nenhum comentário: