quarta-feira, 1 de abril de 2009

GASTRONOMIX // A maravilhosa cozinha de Maria


Maria e Irlam: parceria de 26 anos, que começou por um anúncio de jornal

Marionildes Dias dos Santos é cozinheira de mão cheia. “Gosto de fazer comida simples, do dia a dia”, conta Maria, 56 anos. Em Brasília, há quatro décadas, ela veio de Teresina, com a família, tentar a vida na capital. Ainda adolescente, foi trabalhar ajudando a mãe em uma casa do Lago Sul, região nobre da cidade.

“Foi lá que aprendi a cozinhar. A patroa me mostrava e eu ia vendo”, relata. Vendo, fazendo, copiando receitas, Maria criou suas próprias. Nunca anotou nada. Faz tudo de cabeça. Suas especialidades, segundo ela, são as lasanhas de frango e carne moída, bolo de mandioca e mousse.

Quem tem o prazer de comer diariamente, há 26 anos, a comida caseira de Maria é o jornalista Irlam Rocha Lima, do Correio Braziliense. Irlam é conhecido entre os colegas como pessoa generosa, mas também exigente. Em casa, Maria comprova essa fama. Principalmente, quando cozinha para os amigos dele. Foi o caso na semana passada. Irlam convidou três colegas para um almoço especial.

Começamos pelos bolinhos de arroz. Crocantes, sequinhos e bem temperados. Depois, Maria serviu, já à mesa, uma salada bem caseira: alface, palmito, atum, azeitonas e tomates.

A próxima e mais aguardada etapa é o escondidinho de carne seca com abóbora (veja receita abaixo). O escondidinho da Maria, na verdade, é achadinho. Isso porque ela prefere que os ingredientes – purê de abóbora, carne seca e creme de batata com queijo – sejam servidos separadamente e misturados no prato.

Para finalizar, provamos uma de suas especialidades: uma mousse de maracujá que derretia na boca.

Toda a alquimia de Maria deu certo. As consistências diferentes acentuaram o sabor dos três ingredientes.Tudo quentinho e supersaboroso. Aprovadíssimo. A simplicidade é realmente para poucos.

Escondidinho de carne seca com purê de abóbora

Ingredientes
- 1/2kg de carne seca
- 2 cebolas
- Cheiro verde
-Tempero da Maria
- 600g de abóbora
- Manteiga
- Creme de leite
- Queijo parmesão ralado

Preparo
Ferva por 20 minutos a carne seca. Tire-a da panela e desfie. Coloque na panela duas colheres de sopa de mateira e duas colheres do tempero da Maria. Em seguida, refogue a carne. Mexa.
Coloque o cheiro verde e misture bem.

Para o purê, cozinhe a abóbora em água e sal. Quando amolecer, esmague-a. Junte meia lata de creme de leite, queijo ralado e leve ao fogo baixo até formar um creme homogêneo. Pronto.

Curiosidades
1 – O prato predileto de Irlam, segundo a cozinheira, é bifê role com bacon.
2 – Maria não come carne vermelha. Seu prato predileto é arroz integral e carne de soja. Acreditem!!!

4 comentários:

Daniel disse...

Esse purê de abóbora... Hummmmm!!!!!

Anônimo disse...

A Maria não quis revelar o tempero não?

Jonas disse...

Putz! Adoro atum na salada.

culatra disse...

Ahaaa! Muito bom!
Eu sou colega de redação do Irlam, trabalho na mesa ao lado e já fui convidado para almoçar lá! A Maria é realmente uma cozinheira de mão cheia! A comida dela não peca em nada!
Primeiro ela serve com uma salada pura com abacaxi para abrir o apetite. Depois vem a comida e o suco. Muito bom mesmo!