terça-feira, 14 de abril de 2009

GASTRONOMIX // Dadinhos picantes de coalho e abacaxi


Combinar ingredientes é missão meio complicada. Tudo tem de se acertar para alquimia funcionar. Numa dia desses, resolvi testar uma entradinha para ver se dava certo.

Quis misturar texturas e sabores. O macio e o salgado, do queijo coalho, com o ácido e doce do abacaxi. De quebra, um molho opcional um pouco amargo e picante a base de tamarindo.

E não é que funcionou, meu povo. A não ser que as cobaias presentes sejam bem mentirosas. Faça aí na sua casa e depois me conte se houve reclamações. A entrada é rápida e simples de fazer.

Dadinhos de coalho com abacaxi em redução de aceto balsâmico
com sabor de mel e molho picante de tamarindo

Ingredientes
- Queijo coalho
- Meio abacaxi descascado e cortado em rodelas
- 2 colheres de sopa de concentrado de tamarindo
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de chá de manteiga
- ½ xícara de chá de água
- quatro tipos de pimenta moída na hora
- palitos de dente quebrado ao meio

Preparo

Corte o queijo coalho em cubos. Corte o abacaxi em rodelas, depois em quatro pedaços, sempre pela metade. Esquente e reduza o aceto balsâmico. Coloque em uma frigideira os pedaços de abacaxis (que vão parecer leques) e deixe pegar um pouco o sabor da redução do aceto. Passe os cubos de queijo coalho em uma frigideira com um pouco de manteiga. Monte os dadinhos. A base é o queijo com o abacaxi espetado no palito.

Para fazer o molho agridoce é simples. Numa pequena panela, coloque uma colher de manteiga e deixe esquentar um pouco. Em seguida, coloque o concentrado de tamarindo, moa os quatro tipos de pimenta na hora e, se quiser, coloque alguns grãos deles. Despeje a água, aqueça e deixe reduzir. Ao fim, coloque o molho num pote pequeno e bom apetite!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ai que delícia. Adoro queimo 'caolho' e misturas agridoces!

Anônimo disse...

O coalho vai bem com muita coisa... Essa mistura aí da foto é tentadora!

Anônimo disse...

huum, apetitosa a primeira foto!! (LETÍCIA)

Daya disse...

Na hermenêutica da culinária pluri-multi-inter-trans-disciplinar bioética por meio de uma abordagem axiomática do paradigma dos gêneros, fiquei muito bem impressionada com esse seu lado culinário! Tá de parabéns!

"não tem leite? bebe azeite!"

Solange disse...

parece interessante... na minha próxima "encadernação" (heheh) talvez eu peça umas páginas com talento gastronômico, pois desta vez não deu... meu DNA não está preparado para a alquimia de juntar sabores, apenas para degustá-los!!! legal o blog, manda ver! boa sorte! Solange

Anônimo disse...

Amore!!!!!! Muito bom. Parabéns. Fabrícia