quarta-feira, 15 de abril de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // A elegância do samba

Por Rosualdo Rodrigues

O samba está vivo e continua comendo solto no fundo do quintal, na laje, na quadra, no boteco... E pensar que houve tempo em que diziam que ele ia acabar? Lembro que em minha infância/adolescência ouvia uma música, não lembro mais de quem, chamada Rock enredo, que sugeria que o samba sucumbiria diante do rock. Ridículo! Ele não só sobreviveu, como foi assimilado pelo pop. Além disso, aprendeu a assumir ares mais elegantes e adentrar salas de visita requintadas. Leila Pinheiro e Mariana Aydar, por exemplo, colocam seu canto refinado a serviço do ritmo em seus novos discos. Ambos ótimos.

Em Pra iluminar - Leila Pinheiro e Eduardo Gudim ao vivo, Leila interpreta músicas de Gudim, um paulista autor de sambas melodiosos e de uma elegância à moda de Paulinho da Viola e que, inexplicavelmente, é pouco conhecido. Ele é um dos autores de Verde, a música que Leila cantou no Festival dos Festivais da Globo e a tornou conhecida no Brasil todo. Depois disso, ela gravou aqui e ali alguma música dele, mas o encontro dos dois em um disco integral resultou genial. Há um casamento perfeito entre a voz de Leila e os sambas de Gudim.

Mariana Aydar também canta basicamente sambas de um único autor em Peixes pássaros pessoas. Duane, parceiro dela na vida e na música, compôs sete das 11 faixas do disco, na maioria sambas de primeiríssima linha, com um gosto de samba antigo, mas que ganham leveza e modernidade na voz de Mariana -- que, aliás, está bem melhor do que no disco anterior, o de estréia, todo impecável, mas meio frio. Agora está mais solta, mais espontânea.

Começando pelas duas, eis aqui uma lista de dez sambinhas elegantes:

1 - Florindo, Mariana Aydar
2 - Ainda mais, Leila Pinheiro
3 - O samba me diz, Fred Martins
4 - Quatro paredes, Marisa Monte
5 - Até não mais, Adriana Maciel e Vitor Ramil
6 - Samba passarinho, Péri
7 - Foi ela, Silvia Machete
8 - Só sei viver no samba, Cibelle
9 - Elizeth, Adriana Peixoto
10 - Minha Dalva de Oliveira, Celso Fonseca

Um comentário:

Anônimo disse...

ADOREI O BLOG. TUDO DE MUITO BOM GOSTO. E VIVA O SAMBA.
LEONORA