segunda-feira, 20 de abril de 2009

EU RECOMENDO // A mais estranha comida do mundo


Por Rachel Verano (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Tudo começou inocentemente num balcão frio de azulejo do mercado central de Ho Chi Minh City, a antiga Saigon, no sul do Vietnã. A viagem desde Phnon Phem, a capital do Camboja, tinha sido longa demais e recheada de capítulos, digamos, exageradamente exóticos – que incluíam baratas fritas e aperitivos de aranhas no ferry sobre o Rio Mekong. Os corredores do mercado estavam lotados e, no balcão de vidro da barraquinha, nada era familiar.

Então, os pratinhos começaram a aterrissar um após o outro com delícias que ainda hoje sou incapaz de descrever com precisão. Uma massinha branca gelatinosa recheada do que imagino ser frutos do mar com um pozinho de camarão por cima. Carne que eu supus ser de porco assada em pedaços inteiros de cana. Sopa de noodles com umas fatias do que parecia ser uma terrina de foie por cima, mas não era (e também não sei o que era). Rolinhos transparentes recheados de vegetais com molho agridoce – esse foi o único que guardei o nome: banh uot (“papel” de arroz) e eu ainda veria, por sorte, em todos os outros destinos vietnamitas do roteiro.

Foto/ Adriana Setti: Mercado Central de Ho Chi Minh City

Enquanto me deliciava com as coisas mais estranhas – e divinas – que eu já tinha provado na vida, só pensava nas experiências descritas pelo chef americano Anthony Bourdain em seu livro Em Busca do Prato Perfeito. Depois de rodar o mundo até ter argumentos suficientes para justificar o título do livro, Bourdain concluiu que o Vietnã é um dos melhores lugares do mundo para comer bem.

Eu já não tenho dúvidas. E arrisco um palpite: quanto mais roots é o lugar, maiores são as chances de dormir feliz. Especialmente, depois de algumas bia hois (uma cerveja fresca de pressão, que dura apenas um dia depois de fabricada) para acompanhar”.

(*) Rachel Verano é mineira, jornalista e mora na Europa desde 2005. Trabalhou durante oito anos na Editora Abril (Revista Veja e Revista Viagem e Turismo). Colabora com as revistas da Abril. Ela escreve o blog Viajar Bem e Barato (
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/viajar-bem-e-barato.shtml ) no Viaje Aqui. Desde outubro de 2008, está dando a volta ao mundo, uma viagem que vai durar um ano e inclui 14 países da Ásia.

Um comentário:

Fernanda disse...

Puxa! Esse post me deu água na boca!