sexta-feira, 17 de abril de 2009

DRINK_ME // O sabor do The B-52’s


Por Juliana Raimo

Há pouco tempo, ganhei um livro do meu amigo Marcio, chamado SHOTS. A novidade foi me deparar com um monte de "mini" drinks que, justamente devido ao seu tamanho, me permitiam fazer e experimentar vários ao mesmo tempo.

Os shots se dividem basicamente em três categorias:
- Shaken (batidos)
- Layered (em camadas)
- Built & Straight Up (montados)

O nome vem dos copos Shots, aqueles bem pequenos que, no Brasil, é usado para servir cachaça. O licor é a bebida mais usada para este tipo de bebida. Confesso que não sou muito fã de drinks doces, mas depois de aumentar meu acervo de garrafas e me aventurar em algumas misturas, achei um que adorei: o B52.

O nome já inspira algo divertido e animado. The B-52's é uma banda da década de 1980. Mas este drink se refere, originalmente, ao US B-52 Stratofortress, avião norte-americano usado na Guerra do Vietnã. Este fato inspirou a versão do drink que, ao fim do seu preparo, é inflamável (flaming version).

A semelhança com a banda The B-52's (1976, Geórgia, EUA), além da época é que o seu nome também vem do formato do bico do avião de mesmo nome. Durante os primeiros anos de sucesso, as duas cantoras usavam perucas que remetiam a esta simbologia. Vamos ao que interessa:

Sugestão de marcas de bebidas: Licor Kahlúa (crème de café), Licor Baileys (a base de whisky e creme de leite) e Gran Marnier (base de cognac e essência de laranjas amargas).
Ferramentas de preparo: Bailarina e dosador.Copos: de shot ou old fashioned
Modalidade: em camadas(layered) ou montado(no copo).
Categoria: short drinkFinalidade: digestvos (after dinner).

Ingredientes
- 25ml Licor Kahlúa - 1o
- 25ml Licor Baileys - 2o
- 25ml Grand Marnier - 3o

Preparo
- Modo em Layer. É o mais conhecido método de preparo para este drink.
Em um copo de shot, despeje sobre uma colher bailarina com o cabo torcido (*) ou sobre o dorso de uma colher de chá os três ingredientes na ordem acima. (este método faz com que o líquido caia suavemente sem se misturar).

A intenção aqui é criar "camadas" com as três bebidas. Esta forma de preparo é interessante para os dias mais frios, em que o drink não precisa estar gelado para ser apreciado. A separação das cores dá um toque sofisticado e gera uma degustação dos licores separadamente. Alguns bartenders adicionam o Bacardi 151 ao final e "acendem" o shot. Neste método, use um canudo longo e beba o drink de uma só vez.

- Modo refrescantel (para dias quentes)
Em um copo old fashioned, contendo três pedras de gelo, adicione os três ingredientes, mexa com a colher bailarina e sirva.

Dica 1: Se não conseguir preparar do modo "layer" de primeira não desista, é só uma questão de treino. Mesmo que as bebidas se misturem depois de alguns segundos, elas irão se separar naturalmente pela lei da física.

Dica 2: Se quiser ver o preparo "flaming" acesse o site:
www.iamchristophe.com/videos

Dica 3: Falando em The B-52's para os fãs, a banda toca aqui em São Paulo no dia 18 no Credicard Hall. Para matar a saudade, entre no
www.youtube.com/user/theofficialb52s (video: Private Idaho)

(*)esta colher pode ser encontrada em lojas especializadas em utensílios para casa ou pelo site da ABB.

Fontes
- The B-52's - http://www.theb52s.com/ e vale também conferir os vídeos antigos no youtube.
- Livro SHOTS, Ben Reed, editora Ryland Peters & Small.
-
www.iamchristophe.com.

2 comentários:

Paulo Mesquita disse...

Já tomei esse drink com adição de Absinto.O fogo pega rapidinho!

Anônimo disse...

uau! parece delicioso e se pega fogo rapidinho melhor ainda!!!