domingo, 29 de março de 2009

GASTRONOMIX // On the road to Gyn


Viajar para Goiânia (Gyn) de carro é sempre uma curtição. Os 208 km que separam Brasília da capital de Goiás ficam bem próximos se você tem bons amigos e música selecionada no CD player. Aliás, para quem tem preconceito com Goiânia, não sabe o que está perdendo. A cidade, cada vez mais, oferece aos turistas diversificada carta de restaurantes e lugares para comer e beber bem.

Voltando à estrada. Os amigos Daniel e Rosualdo são personagens fixos da série que chamei de On the Road to Gyn. Toda vez que partimos, o Rosu grava novo CD. E assim lá se vão mais de oito deles. Outros personagens já participaram de episódios: Mônica, Vitor, Rejane, Marcelo, Júnior, Sarah, Natal...

O percurso, saindo de Brasília, dura entre 2h30 e 3h, dependendo do ritmo e das paradas. E você passa pelas cidades de Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Abadiânia, Anápolis, Goianápolis até chegar à Goiânia. Para mim, o mais interessante é observar essas cidades, o movimento das pessoas e as pequenas feiras e barracas – montadas ao longo da estrada vendendo vários produtos, desde frutas, queijos até panelas e artesanatos.

Pouco mais de uma hora, a partir de Brasília, você encontra o Jerivá – a parada mais famosa. Dá para abastecer o estômago com um legítimo quitute goiano, o empadão. Também têm pastéis, pamonhas (de sal, tem uma maravilhosa com recheio de lingüiça e pimenta), coxinhas e os jerês, um salgado de massa fina que pode ser recheado com calabresa, bolonhesa, quatro queijos e frango. Uma delícia!!!

No Jerivá, é possível comprar doces e compotas caseiras, balas confeitadas de vários sabores e levar para casa galinha e ovo caipiras, defumados e embutidos. Atrás do prédio, onde ficam o restaurante regional e a lanchonete, está a fazenda com o mesmo nome. É lá que os produtos são fabricados.

Um pouco mais à frente, depois de Anápolis, tem uma casa/restaurante com nome singular Brioso e Manhoso, que produz quase tudo o que utiliza no preparo de cerca de 80 pratos. São queijos, doces, parte das massas e antepastos. A receita do bolinho de taioba, feito com folhas colhidas no local, é da proprietária Juliana Horta Andrade. Às sextas, o cardápio ganha o reforço de iguarias alemãs como o eisbein, um joelho de porco defumado à pururuca.

Na viagem de volta, há uma feira à beira da estada na cidade de Abadiânia. É uma beleza. Lá você encontra utensílios para cozinha, com destaque para as panelas (já comprei algumas) e os tachos de cobre e ingredientes para cozinhar como pimentas, diversos tipos de farinha, doces e cachaça.

E olha que só falei da estrada até agora.
Acompanhe o Gastronomix em Goiânia.
Vários posts vêm por aí...

Jerivá
Quilômetro 60 da rodovia BR-060
A cerca de 1h de Brasília - Anápolis
Telefone: (62) 3343 1120
www.jeriva.com.br

Brioso e Manhoso
Quilômetro 115 da rodovia BR-060
Terezópolis
Telefone: (62) 3522 4445

Um comentário:

Daniel disse...

A viagem de BSB a Gyn é uma tranquilidade. A estrada é ótima, parece um tapete. E o tempo passa sem se fazer notar.