segunda-feira, 30 de março de 2009

EU RECOMENDO // A fina arte da botecagem

Por Renata Simões (*)
Convidada especial do Gastronomix

“O apetite e o humor são iguais na hora de frequentar “pé sujo” ou um local onde você usa sapato de cristal. Sério. Parece que, na era do chef-celebridade, esqueceram que a estrela é o que está na panela, e não quem está atrás dela.

A Mercearia São Pedro, situada no bairro da Vila Madalena em São Paulo, é um bunker etílico e gastronômico. Ando meio sumida das noitadas, é verdade, mas nem por isso me olham feio quando chego correndo para pegar algo para viagem e só fico no bar tempo suficiente para assuntar se sobrou um pastel da fornada das 19hs.

O local existe há 40 anos, começou como entreposto (daí a presença sempre comentada de produtos de limpeza nas prateleiras); cresceu e se firmou como reduto cultural por oferecer entre uma cerveja gelada e uma porção farta livros (quarta-feira é noite de lançamento), dvds para aluguel e abrigo para os que celebram a boêmia.

É um bar onde amigos se encontram para ver jogo de futebol, jogar conversa fora, discutir política, literatura e até a formosura de quem está sentado ao lado. Para molhar o bico além da cerveja, vale conhaque ou cachaça boa para quem quiser agradar o santo, vinho ou coca cola se for a sua vontade para passar a noite numa das mesas ou escorado no pequeno balcão.

O almoço ali é caprichado, preço bom e comida de mãe. Mas quando a noite cai é que a folia começa: das 19hs às 20hs, saem porções de pastel de feira, sabor queijo, palmito, carne seca, pizza, de lamber os dedos. E tem Seu Antonio, o chapeiro, que cuida dos esfomeados que por lá aparecem. Fica até quase o último cliente, servindo porções e sanduíches que enchem olhos, bocas e barrigas. A porção que leva o nome da casa tem rosbife, mussarela de búfala, pepino em conserva, tomate seco e azeitona preta. Os sanduíches são variados e homenageiam freqüentadores ou lugares clássicos. Amo o de pastrame e o Bauru à Ponto Chic, que para mim já é melhor que o original.

Sempre que um amigo de fora vem a SP, ou quando a lua chama, vou a Mercearia São Pedro exercer a fina arte da botecagem. Uma boa refeição e um bom pileque te aproximam do divino, você comunga com os deuses e com aqueles que estão a seu redor. Essa é a minha liturgia”.

Mercearia São Pedro
Rua Rodésia, 34
Vila Madalena – São Paulo
Telefone: (11) 3815 7200

(*) Renata Simões, 30 anos, é apresentadora do Urbano, programa exibido todas às quintas-feiras pelo canal Multishow. Formada em Jornalismo pela PUC de São Paulo, ela começou a carreira em uma produtora de documentários e, depois, foi para a internet, em 1999, quando escrevia para o site Imúsica. Passou pela Rede Globo, onde foi repórter do programa Vídeo Show, até chegar ao Multishow, primeiro como repórter de uma agenda cultural, a Revista Programe-se, e, em seguida, como apresentadora de seu próprio programa, o Balada em Revista. Escreve o blog do Urbano (
www.urbano.globolog.com.br)

Um comentário:

Sergio Maggio disse...

Adoro a Mercearia Sâo Pedro, lembra a muvuca do Beirute em suas melhores madrugadas. Artistas e gente descolada misturam-se num jeito gostoso que só a urbanidade de São Paulo tem. Parabéns. Ah, Cricri está acompanhando o Gastronomix