domingo, 1 de março de 2009

GASTRONOMIX // É tempo de comidinhas

Já trabalhei como repórter de TV. E minha primeira matéria em rede nacional foi sobre cogumelos. Mais especificamente, Shitake. Fui para Olhos D´Água (Alexânia – GO) no primeiro domingo de dezembro de um ano qualquer acompanhar a Feira do Troca, tradicional evento em que as pessoas praticam escambo ao ar livre. De repente, vi uma série de troncos de madeira empilhados na rua.

Fiquei impressionado. Curioso que sou, fui checar o que era. Eram cogumelos, nascendo e crescendo em troncos de carvalho. Resolvi perguntar tudo e fazer a reportagem. Na época, nem imaginava que aquele fungo poderia ser usado na culinária e tinha um sabor tão bom.

Anos depois, já tendo saboreado tais cogumelos, conheci uma receita no restaurante Mestiço (em São Paulo) que sempre reproduzo na minha casa ou na de amigos e dá rock. É o Shitake na manteiga com rúcula e parmesão.

As comidinhas estão em alta no mundo e são de fácil preparo, além de combinarem com os drinks sugeridos pela nossa colunista, Juliana Raimo. Usualmente, sirvo essa entradinha com uma caipiroska de lichia.

Shitake na manteiga com rúcula e parmesão

Ingredientes
- 500g de cogumelos Shitake
- 1 a 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 maço de rúcula
- 100 g de queijo Parmesão
- torradinhas

Preparo

- Lave bem os cogumelos e corte-os em fatias. Vá rodando o chapeuzinho para ter melhor aproveitamento do cogumelo. Em uma frigideira, acrescente a manteiga e coloque os cogulemos. Vá mexendo para que ele se lambuze na manteiga e vá amolecendo. Coloque um pouco de sal. Mexa de novo. Experimente e sinta a consistência. Em seguida, coloque os cogumelos no centro de um prato, a rúcula no canto, salpique o queijo. Sirva com torradinhas.

Bom apetite!!!

PS: Minha colega e leitora do Gastronomix, Irene Lôbo, jornalista que trabalha na Embrapa, vai me passar quando haverá um curso sobre cogumelos aqui em Brasília. Prometo divulgação e quem sabe até cobertura da aula. Fiquem atentos!!!

Nenhum comentário: