quinta-feira, 12 de março de 2009

GASTRONOMIX // Brusquetas de abobrinha e alecrim


Fiz questão de cozinhar nessa terça-feira lá em casa só para fotografar uma receitinha simples e rápida para vocês. É o tipo de entradinha que vai bem com um espumante bem gelado. Como vocês já viram no Gastronomix, a abobrinha é bem versátil, tem um preço em conta e um sabor refrescante.

Essa receita surgiu quando quis variar um pouco da receita tradicional, com tomate, queijo e manjericão. E pegou. Quando cozinho na casa de amigos, ela é bastante pedida. Faço também uma versão de brusqueta com berinjela e gengibre. Outro dia passo essa receita.

Ingredientes
- 3 a 4 abobrinhas médias (brasileira ou italiana)
- 3 ramos de alecrim
- 1 dente de alho
- Gotas de meio limão
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite
- Pão italiano
- Queijo parmesão (opcional)

Preparo
Lave bem as abobrinhas antes de usá-la e corte-as em cubinhos. Para conseguir isso, basta fatiá-la ao comprido e fazer cubinhos praticamente do mesmo tamanho.
Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite, deixe esquentar um pouco. Pegue um dos ramos do alecrim e debulhe no azeite quente para pegar sabor. Acrescente as abobrinhas em cubos, tempere com sal, pimenta e esprema um pouco do meio limão. Mexa tudo, experimente para adequar os temperos.

Corte uma bisnaga de pão italiano. Com um dente de alho, passe levemente em uma das superfícies do pão cortado e coloque por alguns minutinhos no forno a 180º C. Retire e, depois, coloque os cubos da abobrinha temperada em cima, dê uma regada de azeite e sirva a brusqueta quentinha. Para quem quiser, pode salpicar um pouco de queijo parmesão ralado na hora.
Agora, é só fazer.
Experimente e bom apetite!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

ro,
vou fazer amanha entre amigos...adoro bruschetas!!!bjo grande, juli