sexta-feira, 20 de março de 2009

DRINK_ME // Bebida de menino


Por Juliana Raimo

Muitas pessoas associam drink à bebida doce e com uma decoração de guardachuvinhas e canudinho ou cores vibrantes... O drink pode ter sim este aspecto, muito difundido nos bares de hotéis, retratado em filmes dos anos 1980 e 1990 e com certa influência americana. Mas pode também ser simples, limpo (visualmente) e fácil de preparar.

Um drink que se enquadra nestas características é o Negroni. Delicioso para alguns, claro, pois ele tem um sabor amargo que agrada mais aos meninos, homens, machos...seres humanos do sexo masculino.

Negroni se tornou uma unanimidade entre os bartenders por sua facilidade na preparação e por utilizar ingredientes facilmente encontrados e de baixo custo. Mas o problema que vejo acontecer com frequência (pelo menos, no Brasil) é um desequilíbrio no preparo da sua dosagem, tornando a bebida muito doce ou muito amarga. Neste caso, respeitar a receita internacional é importante para atingir um vermelho intenso ideal.

Um pouco de história
Sua criação em 1919 é mérito de Fosco Scarselli, Bartender do Casoni Bar na cidade de Florença. Atendendo ao pedido de um Conde chamado Camilo Negroni, este pediu ao bartender que preparasse seu cocktail habitual, mas que misturasse algo diferente que pudesse dar mais força e personalidade à receita do drink Americano (campari, vermout rosso e club soda). Scarselli aproveitando-se deste pedido introduziu o Gin com seu perfume e energia.

Ótimo como aperitivo (pre-dinner) segue sua receitinha:

Negroni

Sugestão de marcas de bebidas
Gin Seager's, Gordon's, Tanqueray ou Bombay Sapphire (ordem crescente de preço)
Vermouth Rosso (marca Martini ou Cinzano)

Ferramentas de preparo
Dosador e colher bailarina.

Copos: old fashioned
Modalidade: montado
Categoria: long drink
Finalidade
: refrescante

Ingredientes
40ml de gin
30ml de vermouth tinto
30ml de bitter ("amargo" ex. campari)
Laranja
Gelo

Modo de preparo
Num copo old fashioned, colocar pedras de gelo e meia fatia de laranja. Acrescentar o gin, vermouth tinto e o bitter (campari). Mexer com a colher bailarina delicadamente e servir com um mexedor.

Dica 1: A laranja deixa a bebida com perfume cítrico e com um leve frescor. Às vezes, chego a espremer algumas gotas do seu suco junto a mistura.
Dica 2: Em alguns países, como Itália, é comum servir o drink e completar com club soda.
Dica 3: Assim como no processo do Dry Martini, você pode passar uma lâmina (zest) da casca da laranja na borda do copo para deixar um leve aroma cítrico.

Fontes consultadas
- Associação Brasileira dos Bartenders - www.assbb.org.br
- Barman Paulo Avelino Jacovos -
www.oalquimistadoscoqueteis.bravehost.com

Nenhum comentário: