quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

GASTRONOMIX // Aprimore seu talento com cursos


Para quem deseja melhorar seus conhecimentos na gastronomia de maneira geral, o Gastronomix fará, de vez em quando, um compilado rápido de alguns cursos que estão rolando. Confira as dicas:

1 - O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas até 16 de abril para o curso de pós-graduação lato sensu Turismo: Alimentação e Cultura. O curso trata das transformações sofridas pelos alimentos nas últimas décadas em quase todo o mundo e as tendências que levaram à padronização dos hábitos alimentares. Os aspectos culturais associados ao turismo gastronômico serão também abordados.
Outras informações pelo telefone (61) 3307 2946, ramais 232 e 324.

2 - É bom sempre ficar de olho também em cursos de extensão oferecidos pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Adicione o site http://www.iesb.br/ nos seus favoritos e veja o que há de novidade. Já fiz alguns cursos lá bem legais, como o de culinária tailandesa.

3 - Quem for a São Paulo na próxima semana pode se inscrever em um dos cursos curtos do Madame Aubergine (http://www.madameaubergine.com.br/ ), um atelier-escola de cozinha cuja filosofia é difundir e resgatar o elemento frugal na arte de cozinhar e de bem viver. A linha de ensinamentos privilegia a origem, o rural, o frescor, a procedência e a essência dos alimentos. Há cursos freqüentes. Vale a pena visitar o site e acompanhar a agenda de cursos e palestras.

Dia 17/02 - terça-feira - Sopas e cremes gelados para manter a forma no verão
Chef Cris Maccarone - 19h30

Dia 18/02 - quarta-feira - Faça bonito e fácil! Aula 3 - Módulo I - Cozinha Básica
Chef Jonas Bello - 19h30

Dia 19/02 - quinta-feira - Provence: um roteiro de arte, cheiros e sabores
Kaike Nanne & Chef Cris Maccarone - 19h30

Outras informações pelo telefone: (11) 3168 7389

4 - Para os amantes de café, como eu, começa na segunda-feira, dia 16, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Baristas. Atualmente, existem diversos cursos para quem gosta de café e quer aprender a tirá-lo e produzir drinks. O evento – promovido pela Associação Brasileira de Café e Barista – ocorre no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), na região oeste da capital paulista, e tem entrada franca. Para fazer alguns cursos, tem de pagar. Confira a programação repleta de seminários e degustações para profissionais e amantes da bebida (http://www.acbb.com.br/ ).


Quem souber de outros e quiser acrescentar a lista, coloque um comentário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rods,
Execelentes dicas!
Beijos,
Rejane Maria Braga