quarta-feira, 16 de maio de 2018

ALMANHAC // 10 coisas que você precisa saber sobre a cerveja

Rosualdo Rodrigues
Colunista de variedades do Gastronomix

Quando você está no bar tomando sua cervejinha com certeza nem imagina a longa trajetória que aquela receita enfrentou até chegar ao seu copo — seja uma breja artesanal ou uma industrializada daquelas que muita gente já não quer beber.

Pois é uma looonga história, e que não começa na Alemanha, como faz crer a tradição cervejeira daquele país. Vamos dar uma voltinha bem rápida no túnel do tempo para saber de onde vem essa saborosa tradição. 
1. A cerveja surgiu (por mero acaso) na antiga Mesopotâmia, mais precisamente na Suméria (atual Iraque), por volta de 2100 a.C.

2. Presume-se que agricultores armazenaram grãos em vasos e a chuva ou uma infiltração deu início ao processo de fermentação. Sim, porque qualquer açúcar ou alimento que contenha amido pode sofrer fermentação natural.

3. O nome cerveja vem de Cerevisia, como foi chamada a primeira cerveja primitiva. Teria sido em homenagem a Ceres, a “deusa das plantas que brotam” (ou seja, dos grãos).

4. Os egípcios não demoraram a aprender a arte de fabricar cerveja. Produziam uma cerveja escura que era bebida diariamente, e levaram esse hábito para o milênio seguinte.

5. Nos primeiros anos, a cerveja muitas vezes matava a sede no lugar da água, que era muito exposta a contaminações e provocada doenças. 
6. Na Idade Média (séculos 5 a 15), os mosteiros passaram a fabricar cerveja. Os monges foram os primeiros a adicionar ervas na receita para conseguir diferentes aromas — louro, sálvia, gengibre e lúpulo, entre outros.

7. Ah, o lúpulo! Acredita-se que foram os monges do Mosteiro de San Gallo, na Suíça, que tiveram a ideia de acrescentar esse ingrediente usado até hoje. Isso lá por volta dos anos 700…800…

8. No século 12, os monges começaram a perder a exclusividade no fabrico. Começaram a surgir pequenas fábricas na Europa. e essas foram aperfeiçoando a receita. Descobriu-se aí, por exemplo, a importância da água para a qualidade da bebida.
9. Calcula-se que hoje em dia existam umas 20 mil marcas de cerveja no mundo todo. em todo o mundo. Ela é a bebida alcoólica mais consumida no planeta.

10. A cerveja mais cara do mundo *ou seria melhor dizer uma das) é a Samuel Adams Utopia (U$ 150 a garrafa de 750ml, cerca de R$ 550), produzida em Boston, Estados Unidos. Ela é lançada a cada dois anos em tiragem limitada.

Nenhum comentário: