quinta-feira, 8 de março de 2018

CHAZEIRA // Soufflè de amor... Com queijo brie e matchá!

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Hoje, dia da mulher, acordei inspirada. Em algumas horinhas, teremos oficinas de chá para os colaboradores da Justiça Federal do Distrito Federal, em comemoração à data, para a qual estou me preparando há alguns bons dias. Nessa viagem preparatória, parei para pensar em toda essa caminhada chazística que trilhamos até agora, sobre pessoas que encontramos e pelas quais nos apaixonamos...

E, num insight, me veio à cabeça uma super mulher, incrível e maravilhosa, que tem tudo a ver com o dia, com a caminhada, com o chá, com ensino e com amor. Pensei em todas as iguarias que ela já ensinou em seus cursos, cheios de afeto e detalhes. Não tive dúvidas! A coluna de um dia tão especial teria que falar especificamente sobre o trabalho maravilhoso da chef Ana Spengler.

Tive o privilégio de ser sua aluna no Curso de Sommelier de Chá, promovido pelo Instituto Chá, de Curitiba, que ela coordena com muita competência; tenho o privilégio de ter sua amizade. E ela, só ela, me fez acreditar que, além de comer – uma das minhas atividades preferidas -, eu seria capaz de cozinhar. Tudo com um incentivo especial, usando o chá como ingrediente.
Ana Spengler

Minha profelinda é Bacharel em Gastronomia desde 2002 e tem larga experiência em eventos, consultoria e ensino na área de alimento e bebidas. Já coordenou cursos de cozinheiro e confeiteiro no SENAC Bistrô Johannastift, em Blumenau, e faz mágica culinária como proprietária da empresa Anis Estrelado Gastronomia. Em Curitiba desde 2010, atuou em diversos restaurantes, especialmente com harmonização de alimentos e bebidas, especialmente vinho e... Chá!

Você acha que acabou? Nada! Eu disse que ela é super; Ana desenvolve atividades de produção de alimentos para foto e vídeo, com destaque para a parceria com a Salted Caramel Filmes e sua webserie “Céu da Boca”, veiculada pela e-Paraná, TV Cultura de São Paulo e Tastemade Brasil. E ainda tem tempo para participar de livros de receitas, como esse da foto, que está disponível na Amazon para pré-venda (nem preciso dizer que já garanti o meu!).  Tá bom ou quer mais? 

É claaaaaro que a gente sempre quer mais... E não é que fui encher o saco da homenageada atrás de uma de suas criações incríveis? Generosa, como ela bem sabe ser, nossa Ana presenteia, agora, não só as mulheres, mas todos os queridos leitores do Gastronomix, com uma receitinha tão fácil quanto saborosa, que usa o matchá, aquele chá verde moído usado na cerimônia japonesa do chá, como ingrediente, pra você reproduzir – e me convidar, faz favor!

SOUFFLÈ DE QUEIJO BRIE COM MATCHÁ 
Ingredientes:
• 6 ovos
• 300 g de queijo brie
• 300 ml de água
• 50 g de manteiga
• 50 g de trigo
• 50 g de queijo parmesão
• 2 colheres (chá) de matchá
• sal

Preparo:

1. Misturar o trigo e a manteiga, em temperatura ambiente. Ferver metade da água e acrescentar a pasta de trigo, mexer com um batedor de arame até ferver novamente e engrossar. Temperar com sal. Deixar esfriar.
2. Bater as claras em picos firmes, acrescentar uma pitada de sal para ganhar estabilidade.
3. Bater o matchá com a água restante.
4. Cortar o brie em cubos pequenos e misturar ao creme, já frio. Acrescentar as gemas e o matchá batido. Misturas as claras, em duas etapas, para perder o mínimo de volume possível.
5. Dividir em ramequins individuais, untados com manteiga, e nivelar a superfície. Polvilhar o parmesão ralado.
6. Assar em forno pré-aquecido em 200oC, em banho-maria, por aproximadamente 30 minutos.

Sugestão: Servir acompanhado de salada de folhas com pêras, pêssegos e outras frutas grelhadas na manteiga.

Dificuldade: média
Rendimento: 12 porções pequenas
Tempo de preparo: 55 minutos

Quer babar um pouco mais? Basta seguir a Ana nas redes sociais (@aninhaspengler no instagram ou Ana Spengler no Facebook) e participar de uma de suas aulas de alquimia. Mas já vou avisando – o risco de não conseguir largar mais dela é super alto!

Não se esqueça de voltar por aqui para me contar o que achou da receita, se deu tudo certo, se amou ou amou, se já stalkeou a Ana... Enquanto isso, vamos nos encontrando pelas redes sociais, @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Nos vemos lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Feliz dia das mulheres para quem é mulher. Feliz dia para quem convive com essas maravilhosas criaturas. Fala sério, o mundo seria sem graça sem tanto barulho e confusão! Rs!

Nenhum comentário: