quarta-feira, 7 de março de 2018

ALMANHAC // Americano alega ser inventor do chá gelado. Será?

Rosualdo Rodrigues
Colunista de Variedades do Gastronomix

Olha que interessante: o chá tem uma história milenar — que teria começado entre os anos 618 e 906, quando monges budistas do Himalaia levaram a erva para a China. Mas o hábito de tomá-lo gelado é bem mais recente.

O americano Richard Blechyndle entrou para a história como o autor da ideia de colocar gelo no chá. Dizem que, na Feira Mundial de 1904, em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, Blechyndle planejava servir uma xícara de chá (quente, claro) aos visitantes. 
Só que a temperatura não colaborava. O tempo estava muito quente. Richard Blechyndle, então, teve a brilhante ideia: deixa esfriar e põe gelo. Todo mundo que provou adorou. Estava inventado oficialmente o iced tea.

Porém, sabe-se que em algumas partes da América do Sul já se tomava chá gelado. E, como Blechyndle era um mercador — e portanto viajava muito –, pode ser que ele só tenha copiado o que viu em algum lugar. 
Ou talvez nem tenha precisado andar tanto. Afinal, há registro de uma receita de chá gelado publicada em 1878, na Virginia. Os dois Estados americanos, como podemos ver no mapa, não ficam tão longe um do outro.

Enfim, como dizem, as ideias estão no ar…

Nenhum comentário: