terça-feira, 12 de dezembro de 2017

GRÃO DO DIA // 6 fatos científicos sobre o café

Alex Melo
Colunista de café do Gastronomix

Você sabia que existe um melhor horário para o corpo ao se tomar um cafezinho? Ou que o café também é o preferido das abelhas? Preparados então para as curiosidades que separamos aqui e que a ciência nos conta à respeito de uma das bebidas mais consumidas do mundo?

Diversos estudos científicos sobre o café vêm sendo feitos e que comprovam os efeitos e benefícios de nossa bebida preferida em nosso organismo. Além de acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória, algumas descobertas não tão famosas assim podem servir para explicar por que tantos de nós são quase viciados (rs) numa boa xícara de café bem quente!

1.MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR CAFÉ
Sim, segundo estatísticas e estudos, pelo visto nosso corpo humano não necessita de café logo após acordar... É que nosso corpo produz um hormônio chamado cortisol, que promove a sensação de alerta. O cortisol é liberado de acordo com o período do dia e costuma atingir seu nível máximo assim que saímos da cama. Dicas: se você se levanta às 8h, tome café a partir das 9h30. No período da tarde, o ideal é tomar uma xícara entre 13h30 e 17h, quando o hormônio reduz sua quantidade no organismo. Ou tomar a qualquer hora, e ajudar nosso corpo com esse hormônio! Rs.

2.CAFÉ PODE AJUDAR A PREVENIR ALZHEIMER E OUTRAS DOENÇAS
Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão em mulheres e Parkinson.

3.CONHEÇA NOSSA AMIGA CAFEÍNA. TEM UMA SELFIE DELA AQUI

Em um microscópio eletrônico, esta é a aparência da cafeína:
 A cafeína forma naturalmente pequenos cristais de 40 micrômetros de tamanho. A foto acima venceu um prêmio de fotografia científica em 2012, por mostrar algo comum e rotineiro em um ângulo diferente.

4. CAFÉ PODE SER VICIANTE
Quanto mais café você toma ao longo dos anos, maior é a possibilidade de alterar a química do seu cérebro. Com o aumento do consumo de cafeína, mais receptores de adenosina são produzidos e você automaticamente vai precisar beber mais café para poder conectá-los. Esse processo, por sua vez, pode causar dependência! Xiii!

5. OS EFEITOS DA CAFEÍNA SURGEM 10 MINUTOS APÓS O PRIMEIRO GOLE
Um estudo feito pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após 10 minutos, a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue, suficiente para começar a causar algum efeito. Em 45 minutos, quando alcança o nível máximo, já pode deixá-lo mais alerta. 

6. ABELHAS TAMBÉM AMAM CAFÉ
O néctar de algumas flores possui níveis pequenos de cafeína, que é usada para atrair abelhas e também pode melhorar a memória do inseto, segundo estudo publicado no periódico Science. Há, as abelhas realmente tem bom gosto!

Veja também:

Gostaram das curiosidades sobre o café?
Caso saibam alguma outra, mandem aqui para a gente!
E não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.


Nos Sigam nas Redes Sociais
Grão Do Dia 
 
- um pouco de café - um pouco de cor -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia 
Site/blog: www.graododia.com 

Nenhum comentário: