quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

CHAZEIRA // 2 lugares incríveis em Canela

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Na semana passada, tivemos Gramado com sabor de chá. Agora, nosso passeio será em Canela, uma cidade que fica grudadinha em Gramado. Se me dissessem que era apenas um bairro, acreditaria, não consegui nem ver direito onde acaba uma e começa a outra. Igualmente lindas e encantadoras. Percebi o mesmo cuidado nas ruas, na decoração de Natal (o Natal Luz vai além de Gramado!), encontrei restaurantes incríveis.

Conheci a Cascata do Caracol, uma queda d´água que fica em uma paisagem lindíssima, e senti a força da natureza. Como não podia deixar de ser, procurei por chá! E achei! A seguir, dois lugares especiais para o #momentomágico. Partiu?

1.CASTELINHO CARACOL
Na volta do passeio da Cascata do Caracol, a parada no Castelinho é obrigatória. É esquema turistão, mas, acredite, vai valer a pena. O Castelinho é, na verdade, uma casa construída no início do século XX (1913-1915), em madeira de araucária, típica da região, com sistema de encaixe, sem uso de pregos. Dentro do local, há um pequeno museu com os utensílios usados pelos moradores, porcelana antiga, latinhas de chás... Bem fofo! 
Castelinho Caracol

Mas a atração principal, além da casa em si, que rende fotos lindas, é o café, que serve o apfelstrudel com natas, uma torta de maçã alemã em massa folhada, acompanhada de uma infusão deliciosa de maçã! Tudo é produzido no local, e você pode até acompanhar o preparo da torta e da infusão na cozinha antiguinha, aberta aos visitantes. Parece que a gente está na casa da avó, tem cheiro e gosto de aconchego! 
Preparo da infusão e do famoso apfelstrudel
Servidos?

Castelinho Caracol, Estrada do Caracol, Km 03, s/n
Canela, Rio Grande do Sul
Aberto diariamente, de 9h às 13h / 14h às 17h
Ingressos: R$ 10,00 (dez reais; crianças até 10 anos não pagam, acompanhadas dos pais; acima de 60 anos; 50% de desconto, em novembro de 2017.

2.HOLIC PÂTISSERIE
Em frente à Igreja de Pedra de Canela, um pedacinho de Paris, em uma confeitaria super moderninha. A vitrine é um encanto; as paredes e balcão escuros fazem saltar aos olhos as cores e detalhes maravilhosos dos doces preparados por Amanda Selbach, formada pela escola francesa Paul Bocuse. Os macarons são simplesmente di-vi-nos, além de os doces parecerem obra de arte, finos e delicadíssimos. Pedi um chá preto e, com um macaron de bergamota, criei minha própria versão contemporânea de Earl Grey.
Os macarons! 
Esses doces... Ai, ai!

Tudo é maravilhoso, sério; pode pedir de olhos fechados, não tem erro. Os salgados também são inacreditáveis; o marido ficou apaixonado por um éclair de salmão. 
O Éclair!

Aos sábados, há um happy hour regado a chá e espumante, com direito a DJ, pra dar uma animada. Aproveite e fique por lá mesmo, para conferir o show de luzes da Igreja, que acontece à noite.

Holic Pâtisserie
Rua Borges de Medeiros - 706, Loja 2
Canela – RS
Telefone: (54) 3278-1737
Funciona diariamente, de 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 20h
Instagram: @holicpatisserie.

Os chás são companheiros incríveis, até em viagens. Acho delicioso procurar novos cantinhos em que a gente possa se dar de presente esse momento. E você, tem procurado novos lugares? Os planos de final de ano incluem chá? Não se esqueça de compartilhar comigo as aventuras, tá?

Até a próxima semana! E se, até lá, quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Espero você, pra não morrermos de saudade!

Beijos e bons chazinhos! 

Nenhum comentário: