terça-feira, 3 de outubro de 2017

GRÃO DO DIA // 5 ingredientes inusitados com café

Alex Melo
Colunista de Café do Gastronomix

Já pensou em tomar café extraído das fezes de um pássaro? Ou de tomar café com sal? Bom, por mais estranho que pareça, esses hábitos ou costumes são praticados em diversos lugares mundo afora. Alguns fazem até parte mesmo da cultura de certos países!

Ficou curioso? Confira, então, 5 ingredientes inusitados usados no café que o Grão do Dia separou nesta matéria para vocês!

Como você costuma fazer o seu café? Você irá perceber que os grãos de café podem ser consumidos juntamente com alguns ingredientes esquisitos para a nossa cultura, mas, que porém, fazem parte da rotina de muitas pessoas pelo mundo.

# INGREDIENTES INUSITADOS
 
1.CAFÉ COM SAL
Países, principalmente, como Sibéria, Turquia, Hungria e Etiópia, são acostumados a colocar sal em seus cafés para reduzir a amargura e acentuar o gosto da bebida! Põe interessante nisso, não? Bom para as pessoas que trocam os potes de sal com o de açúcar! rs.

2. CAFÉ COM CARVÃO
Esse tipo de café é consumido juntamente com carvão vegetal quente. Também conhecido como Kopi Joss, e que, segundo os indonésios, é capaz de esquentar até mesmo a alma. Duplamente bom, hein! Já que o carvão é ótimo para neutralizar a acidez da bebida.

3. CAFÉ COM FEZES DE PÁSSARO
O Jacu Bird Coffee é feito a partir dos grãos comidos e expelidos pelo pássaro de mesmo nome de fazendas do Espírito Santo. O produto é desenvolvido a partir dos excrementos do jacu (uma ave que habita zonas de florestas), ganhou o selo de segundo mais exótico do mundo e foi representante do Brasil nas Olimpíadas de 2014.

4. CAFÉ COM QUEIJO
Bom, esse costume é tipicamente praticado entre os suecos e hispânicos. Onde o queijo é diretamente mergulhado no café e não degustado separadamente (fica a observação, rs). Alguns exemplos de queijo bons como tipo de ingrediente: Gouda e Edam.

5. CAFÉ COM LIMÃO
Não pense que isso é coisa de outro mundo. Não Itália e aqui mesmo em São Paulo isso já é bastante praticado. No entanto, muitas pessoas garantem que a receita é ótima para o tratamento de enxaquecas ou dores de cabeça recorrentes e que pode ser ótimo como opção para um grão não tão bem torrado.

Bom, com certeza não são muito de dar água na boca ou de se desejar no primeiro momento, não é mesmo? Rs. Porém, gosto é algo que não se discute, pois cada um tem o seu. Com certeza passaram por critérios de avaliação e tiveram seus motivos para estar nos cardápios de muitas cafeteiras por aí afora! Hehehe.

Que tal experimentar algum deles e descobrir que você faz parte do grupo de apreciadores?!

Vamos lá, let's start! 😊

Nos Sigam nas Redes Sociais

Grão Do Dia 
 
- um pouco de café - um pouco de cor -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com 

Nenhum comentário: