quinta-feira, 17 de agosto de 2017

CHAZEIRA // Mais coisinhas para o nosso enxoval de chá!

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Na semana passada, começamos a falar sobre alguns itens que facilitam o preparo do chá nosso de cada dia. Conseguimos obter a água quentinha, na temperatura certa e recomendada para cada chá, com chaleiras e termômetro, ou mesmo com um truque do olhar, pelas borbulhas de amor... Está tudo lá, bem explicadinho no último texto.

Hoje, escolhi escrever sobre os infusores e coadores, que são bem importantes na hora do preparo de nosso #momentomágico.

A gente já sabe que o segredo para o chá perfeito tem a ver com o tempo que nossas ervas passarão em contato com a água aquecida na temperatura ideal. Não se pode deixar a folhinha lá dentro, infusionada eternamente. Ela quer dar um mergulho, uma nadadinha, e depois se retirar, para você aproveitar o melhor dela que restou na piscina da sua xícara...

Para isso, existem alguns coadores e infusores que facilitam a interrupção do contato. Lembre-se que estou sempre falando de chá solto, que, em regra, é de melhor qualidade do que os que vêm em saquinho de papel, esses que compramos no supermercado. Uma hora a gente vai falar disso com calma...

A princípio, sem muito segredo, você pode usar um coador para fazer essa separação. Basta jogar o chá na água, aguardar o tempo necessário, coar e servir. Normalmente, é assim que faço ao preparar um masala chai, uma misturinha de chá preto e especiarias que ferve junto com o leite, mas você pode usar para qualquer tipo de chá; ferveu, coei, servi, amei, bebi tudo, já acabou, rs. Simples assim! 

Olha que encanto esse coador antigo para chá!
E ele em ação, embelezando o momento....

Há também canecas e bules que vêm com um infusor destacável. Quando atingir o tempo recomendado, basta que se retire o lugar que abrigou o chá do recipiente e voilà! Missão cumprida, chazinho sucesso! Estes são super fáceis de se encontrar. 
Bule com infusor de inox; prático sem medida!
Outro acessório interessante, que sempre faço questão de levar nas aulas que dou e que faz o maior sucesso, é o preparador de chá. Ele é tipo uma caneca com um coador acoplado; você joga tudo dentro dele, água e erva, e, dado o tempo, encaixa em uma caneca qualquer. O preparador vai fazer um "xixi" de chá na caneca, deixando as folhinhas separadas dentro dele. O meu é da The Gourmet Tea, mas sei que tem na Talchá e Tea Shop (lojas físicas e internet), e no Civitá Café (em Brasília).
Preparador da The Gourmet Tea, foto do instagram @thegourmettea

Além desses, temos infusores individuais e fofos, de formatos mil, que desempenham bem a função da separação; basta mergulhá-los e retirá-los da água na hora certa. Neste caso, dê sempre prioridade aos de formato maior, para que, lá dentro, as folhas se abram melhor e mostrem sua melhor forma, em aroma e sabor. Parece bobagem, mas faz total diferença, pode acreditar! 
Infusor individual. Vale até usar a xícara transparente só pra ver essa lindeza, né?
Esse é pra inspirar a gente a relaxar no nosso momento mágico... É fofo demais!
Se você for muito, muito apegado ao saquinho, existem opções avulsas que você pode encher com seu chá a granel favorito. Em minha última visita ao Bairro da Liberdade, em São Paulo, encontrei uns japoneses, que podemos completar com nosso eleito e, depois, descartar. O bom é que a gente sabe o que vai dentro do saquinho, né?
 
Esses japoneses são espertos demais. Tem coisa pra todo gosto, olha só!
Você já usa algum tipo de infusor ou coador? Acha que facilita a vida? Compartilhe aqui comigo suas experiências... Adoro conhecer utensílios novos e preparar fotos com todas essas fofurices "chazísticas"! :)

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos! J




10 comentários:

Elenir Gomes disse...

Amei as dicas dos infusores, cada um mais lindo que o outro.

Eloína Telho disse...

Tô te esperando pra usar comigo! :)

Ana Carolina P F Aires disse...

Pra variar, amei!! Obrigada por compartilhar tantas informações e experiências tão lindas conosco!! 💚

Caroline Menezes disse...

Super dicas! Acho as canecas com os curadores acoplados mais práticas, mas o infusor tem seu valor! Ainda mais se for assim fofo como estes que você mostrou!

Eloína Telho disse...

Seus olhos são sempre tão generosos! Obrigada por estar sempre comigo! :)

Eloína Telho disse...

São super práticos mesmo, né? Mas de vez em quando a gente tb quer um charminho! Beijo!

Priscila Ramos disse...

Aeeee gostei da foto do infusor Uruguaio fofo e trazido com muito amor para minha amiga chazeira especial.bjk

Eloína Telho disse...

Esse não podia faltar jamais! É a estrela de casa! Beijo, amiga! 💚

Alex Melo disse...

As melhores matérias e dicas!!!! 💚✅ sempre!!!!! Bjão, Alex GraoDoDia.

Eloína Telho disse...

Esse menino é muito delicado, sempre! 💚