quinta-feira, 20 de julho de 2017

CHAZEIRA // Chá Oolong, o chá azul

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Quinta-feira, 20 de julho, Dia do Amigo (assim mesmo, com "A" maiúsculo). Como o rio só corre para o mar, eu sei que esse é o dia certo para a gente voltar a se encontrar aqui no Gastronomix... E comemorar a data com chá é certeza de vida longa e duradoura para a nossa amizade, meu povo! Tim-tim com chá, pro frio passar! :)

O assunto de hoje será o Chá Oolong, um dos nossos seis chazinhos, que só é chá porque vem daquela plantinha-velha-conhecida, a Camellia Sinensis, lembra?  Você vai vê-lo por aí com alguns nomes variados, Wulong, Chá Azul ou Formosa, mas é tudo a mesma coisa: mais uma das maravilhas orientais!

Inicialmente produzido apenas na China, em Fujian, também é produzido, em grande escala, por Taiwan. Aqui, uma observação: Taiwan diz que é país autônomo, República da China; a China, ou a República Popular da China, diz que Taiwan é uma de suas províncias, que sofre de rebeldia; a ONU reconhece tão somente a República Popular da China como soberana e vinte e dois países do mundo reconhecem a autonomia de Taiwan.

Não entendeu nada? É confuso mesmo, dá uma "googlada" pra sentir o drama... E segue o baile! Geopolítica à parte, que bom que os dois lugares existem e que produzem tão bem produzidinho o Oolong, para encantar olhos, narizes e paladares de todo o mundo!

Este é um chá parcialmente oxidado e tal oxidação varia entre vinte e oitenta por cento. Murchado lentamente, pode se apresentar com folhas abertas ou enroladinhas. As enroladas são, sem dúvida, as mais conhecidas e identificadas com essa variedade de chá. O aroma, para
mim, remete a flor, orquídea... É incrível! Um bom Oolong chega a render até oito (!!!) infusões. Pense! 
Oolong - Tie Kuan Yin - antes

Dois conhecidíssimos Oolongs são o "Tie Kuan Yin", (que quer dizer deusa da misericórdia de ferro), produzido em Fujian, de aroma torrado, sabor adocicado, encorpado, um dos meus favoritos, e "Oriental Beauty" (Bai Hoo, Fancy Formosa ou Beleza Oriental), batizado assim pela Rainha Vitória, produzido em Taiwan, de adstringência quase inexistente, adocicado, leve, mas também cremoso. Bastante suave, mas marcante, costuma agradar até quem está começando
a tomar chá e ainda guarda certa resistência a chás puros.
Oolong - Tie Kuan Yin - depois

Neste momento, quando passamos da metade da saga dos seis chás, preciso saber como andam suas experiências chazísticas. Provou algum chá diferente ou outro mencionado nas colunas anteriores? Não me mate de curiosidade, quero sempre saber tudo e mais um pouco!

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero lá, pra não morrermos de saudade
até a próxima quinta, certo?



Beijos e bons chazinhos! 

9 comentários:

Priscila Ramos disse...

Que legal. Já tava esperando a cor azul do chá rsrs; q bom q tem a foto para trazer nossa mente criativa à realidade. Quero provar. Feliz dia dos amigos com mto chá para brindar e esquentar. Bjk

Eloína Telho disse...

Feliz dia, amiga! Os melhores chazinhos da vida, pra gente dividir, sempre! Amei vc por aqui! :)

Unknown disse...

Preciso experimentar esse chá azul! Depois que leio essa coluna, fico com muita vontade de provar... incrivel o envolvimento de suas palavras, querida chazeira!!

Eloína Telho disse...

Carolzinha, querida! Seus olhos sempre generosos! Eu estou louca pra tomar chazinho com vc e com o pequeno Cisco! Beijo!

Unknown disse...

Obrigada pelo grande presente do dia do amigo, por compartilhar este conhecimento,maravilhoso!
Sempre estimulando a minha curiosidade sobre o mundo do chá!feliz dia do amigo!beijos!

Eloína Telho disse...

Eu é que agradeço por tê-la sempre comigo! Feliz nosso dia! :)

GraoDoDia disse...

Chazeira sempre mandando muitoooo!

Pessoal, olha, as melhores dicas de chá estão aqui com a Eloína, viu!!! De verdade!

;)

Bjao

Eloína Telho disse...

Você é um fofo! 💚😘

Anônimo disse...

kobe byrant shoes
supreme hoodie
off white nike
kd 15
golden goose sneakers
curry 6
off-white
golden goose
jordan shoes
nike dunks