quinta-feira, 15 de junho de 2017

CHAZEIRA // Vamos falar sobre chá?

A partir desta quinta, 15 de junho, a Chazeira estará aqui no Gastronomix dividindo seu amor e conhecimento pelo chá semanalmente. Eloína Telho é uma mulher intensa, estudiosa e devoradora de livros sobre o tema. Ela monta seus próprios blends de chás e estará aqui para falar deste universo tão extenso e pouco conhecido desta bebida milenar. Diferenciar chá de infusão, temperatura correta da água, uso de leite e outras dicas mais.  

Siga Eloína também no instagram @chazeira.
Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

O chá, para mim, é amor. Repito isso o tempo todo porque é no que acredito. E quando falo de chá, só reafirmo os caminhos de afeto que percorri até chegar nesse estágio, de relacionamento sério e duradouro com a bebida.

Tudo começou com um exemplar de "Alice no País das Maravilhas", que ganhei quando criança de uma tia querida. Não parava de me imaginar Alice, naquela mesa louca, com um Chapeleiro Maluco. O chá era a poção mágica que coloria as páginas e aquecia a minha imaginação!
Já adolescente, escolhi a terra Natal de Alice, Oxford, como destino de intercâmbio. Em um lugar diferente, longe de pai e mãe, em busca de identidade, meu coração era aquecido por finais de tarde de chá preto com leite, de cuidado e atenção da minha "mãe inglesa", em conversas intermináveis e deliciosas.

Adulta, fui apresentada à Índia, por e com gente muito especial. Com os aromas daquele lugar impregnados em minha alma, mergulhei no Chai, descobri outro mundo, viagem sem volta. Comecei a buscar a origem dos chás e notar que se confundia com a origem das civilizações.

Percebi que o que chamo de "momento mágico" é, na verdade, um momento de amor
- próprio, de autoconhecimento, e a quem será servido (o que é mais nobre do que o ato de servir?). 

Descobri - e descubro, a cada dia! - um universo de informações, de novos sabores, diferentes serviços, de como escolher e chegar à xícara perfeita... E todas essas coisas jamais poderiam ficar apenas na minha cabeça.

Por isso, agora, em uma nova etapa dessa viagem ao mundo dos chás, aportei no Gastronomix. Convidada pelo carinho de Rodrigo Caetano, quero compartilhar com você esse amor, que começa numa paquerinha despretensiosa, mas tem tudo para virar casamento feliz.
O chá é a gente numa xícara, nossos gostos, preferências, nosso melhor pra nós mesmos, o melhor que temos a oferecer ao outro.


Vamos falar sobre chá?

19 comentários:

Elisa Mell disse...

Você inteira é puro amor Chazeira! Já ansiosa e feliz pelas aulas que teremos pela frente! E obrigada por compartilhar seu amor com a gente!

Unknown disse...

Parabéns!! Excelente explicação, Amei!!

Eloína Telho disse...

Vc é que é só amor, veja só o seu olhar! Obrigada, queridona! 💚💚💚

Eloína Telho disse...

Eu amo vc aqui! 💚💚💚💚

Frederico Telho disse...

Vou acompanhar, cheio de admiração, como sempre! ❤ Já contando os dias para a próxima quinta-feira! Parabéns!��

Ana Tolcci disse...

Adorando embarcar nessa "viagem".
Esperando ansiosa pelos próximos capítulos.
Parabéns pelo trabalho, Eloína. ����������������

Anônimo disse...

Que massa!! Estaremos aqui admirando e aprendendo com você, que é cheia de CHÁrme (aí que brega kkk ������).
Você é demais, Eloina! Muito sucesso e muita alegria nessa nova conquista.
Beijo Gabi

Unknown disse...

Lindo texto! Parabéns! Essa parte da Índia ficou ótima! ;-)

Unknown disse...

Parabéns, cunhada!! Quando fazemos as coisas com amor e dedicação tudo fica maravilhoso. Quero experimentar seu chá e fico no aguardo da próxima publicação para aprender mais sobre os chás.

Eloína Telho disse...

💚💚💚

Eloína Telho disse...

Amei vc aqui! Obrigada pelo carinho! 💚

Eloína Telho disse...

Gabilinda, muito obrigada, querida!

Eloína Telho disse...

Obrigada, queridos! 💚💚💚

Babi disse...

Que lindo, Eloína.
Suas palavras trataram com carinho aquilo que vc tanto gosta que hoje ensina. Plantaram interesse e expectativa!

Unknown disse...

Já comecei a ter outra visão e perceção do chá. Sempre tomava com meu pai aquele chá das folhas e ervas do quintal de casa. Quero resgatar esse habito junto com você Eloina e passá-lo pra meus filhos, pra que possamos saborear juntos esse amor....

Eloína Telho disse...

Carinho é o que vc me faz! Obrigada por me acompanhar em todos os caminhos! 💚

Eloína Telho disse...

Minha amiga amada, chá é amor. E nada faz tão bem como dividir amor. Disso, vc, seus pais, sua família, entendem melhor do que ninguém. Em brevr estaremos juntos, dividindo várias xicaras deliciosas! Amo vcs!

Anônimo disse...

Adorei o texto Elô. Sei que vou amar as aulas e conversas sobre essa bebida que é ao mesmo tempo singela e complexa. Pura magia...

Eloína Telho disse...

E chá é sempre o meu assunto predileto! Obrigada por seu olhar generoso e companhia! 😘💚